A Polícia Civil de Anastácio por meio do Setor de Investigações Gerais, prendeu Sandra Maria Amorim dos Santos, 52 anos, por porte de arma de fogo de calibre permitido e por maus tratos a animais na manhã desta quinta-feira (15).
De acordo com informações dos investigadores, há aproximadamente uma semana, dois funcionários da mulher procuraram a delegacia para relatar que estavam trabalhando na fazenda , localizada próximo a BR-262, aproximadamente 50km de Anastácio, quando a autora sem motivos, efetuou disparos de arma de fogo na direção da dupla. O fato ocasionou espanto nos trabalhadores que procuraram a delegacia para relatar o ocorrido.
Ao realizarem diligências na Fazenda da autora nesta quarta-feira (14), os policiais encontraram o local abandonado, porém com 19 cães em situação precária de alimentação, saúde e higiene. Aparentemente, os animais apresentavam várias doenças, dentre elas sarna e miíase, também conhecido como bicheira. Alguns deles estavam presos em um canil somente com água, enquanto outros presos em coleiras com limitado espaço para movimentação.
A Polícia Civil então acionou a vigilância sanitária para acompanhar o trabalho dos policiais e na manhã desta quinta-feira foram novamente até a propriedade, porém nessa ocasião a autora, proprietária do local, lá se encontrava. Ao ser indagada sobre a situação dos disparos de arma de fogo, a mulher reagiu de forma inusitada: rapidamente entrou e se trancou no imóvel da propriedade, permanecendo por vários minutos.
Quando saiu do interior do imóvel, aparentava certo nervosismo para carregar sua bolsa, sendo feito revista no interior da mesma e encontrado um revólver calibre 38 com 05 munições intactas e mais 03 deflagradas.
A equipe da Vigilância realizou seus trabalhos e recolheu os animais, encaminhando-os ao canil do município. As condições de higiene do imóvel como um todo eram precárias, já que as fezes dos animais não haviam sido retirada há dias. Os cachorros também tinham acesso ao interior da residência, local aonde havia no mesmo cômodo, ração para cachorro e comida em decomposição, além de fezes por todo o ambiente.
A autora foi conduzida a Delegacia de Polícia de Anastácio, local aonde foi autuada em flagrante pelos crimes de porte de arma de fogo e maus-tratos e encontra-se à disposição da Justiça.
Fotos: Divulgação/Polícia Civil e Vigilância Sanitária