O Parque Municipal da Lagoa Comprida com a demanda de eventos no local e o visível aumento diário do fluxo de pessoas, se consolida como espaço de inclusão social e lazer em Aquidauana.
O sentimento de zelo e de pertencimento por parte da população aumentou, desde que o parque começou a ser revitalizado por meio do plano de ações que o prefeito Odilon Ribeiro organizou com sua equipe e instituições parceiras para recuperar a Lagoa Comprida.
“Estamos percebendo que a população de Aquidauana tem definitivamente se apropriado do parque ecológico. Isso é muito bom! Pois se a comunidade ‘abraça’ o projeto de revitalização do parque junto com a administração municipal, ganhamos reforço para zelar e cuidar da lagoa, um patrimônio natural de todos e que não medimos esforços para torná-la ainda mais bonita e receptiva, um cartão postal da nossa cidade”, explicou o prefeito.
Para se ter uma noção do aumento do fluxo de pessoas e de atividades realizadas no parque, somente nos meses de Agosto a Novembro, há mais de 20 eventos agendados na Lagoa Comprida.
Os investimentos já executados no parque como a recuperação da pista de caminhada, reforma e ampliação dos sanitários e a revitalização da quadra de vôlei e arquibancadas tem justificado a procura pelas instituições para sediarem eventos na lagoa.
“Anteriormente, o parque não oferecia condições mínimas para receber nenhum evento, principalmente, por conta da situação precária dos sanitários e da falta de iluminação. Nestes últimos três meses, o cenário é outro. Ele está cumprindo sua função social de ser um espaço de preservação, educação ambiental, cultura, lazer e cidadania para a nossa população”, revelou o secretário municipal de Produção e Meio Ambiente de Aquidauana, Roberto Valadares Santos.
Um exemplo foram as atividades da “Semana do Meio Ambiente”. Mais de 600 alunos participaram de plantios de mudas, apresentações culturais, palestras, trilhas interpretativas e outras atividades. Nas ações do “Dia da Árvore” e, início da Primavera, houve plantio e distribuição de mudas para escolas, instituições, empresários, e até para outros municípios como Anastácio e Nioaque.
Também no Parque foram realizadas atividades do “Dia da Poesia” com alunos da Escola Estadual Dóris Mendes Trindade e do “Dia Internacional do Turismo”, em parceria com a UFMS. Já na próxima semana, o parque irá receber mais de 400 alunos que estarão comemorando o “Dia das Crianças” nas dependências da Lagoa Comprida.
VIVEIRO EM REFORMA – Neste mês de outubro, uma equipe da prefeitura começou a trabalhar na reforma do viveiro municipal na lagoa, que também irá receber um novo sistema de irrigação. O viveiro municipal é importante para a cidade, pois nesse local são cultivadas mudas de árvores e espécies que serão, depois, reintroduzidas na natureza ou plantadas em parques, praças e demais áreas verdes no município.
SERVIÇO – O Parque da Lagoa Comprida tem guarda municipal e os portões ficam abertos diariamente, inclusive aos finais de semana, no horário das 06h às 22 horas. Mais informações: 67 – 3241-5874.
Foto e Fonte: AGECOM