Ícone do site Jornal Notícias do Estado

Detran-MS inicia fiscalização em autoescolas e alerta para novas regras

A Gerência de Fiscalização do Detran-MS (GPAV) inicia nesta terça-feira (27) uma operação educativa em todo o estado, com foco em veículos, instrutores e alunos em processo de primeira habilitação. A ação, que segue até 1º de fevereiro, visa orientar sobre as normas de trânsito e conferir a documentação obrigatória, incluindo as novas diretrizes para o uso de veículos particulares em aulas.

O que será fiscalizado? Os agentes do Detran verificarão itens essenciais para a segurança e legalidade da aprendizagem:

Regras para Instrutores e Alunos Os instrutores devem apresentar certidão negativa de antecedentes criminais e portar a LADV do aluno durante todo o percurso. Já os alunos precisam estar sempre com um documento oficial com foto.

Atenção: O processo de habilitação pode ser cancelado em caso de agressões a servidores ou reincidência em faltas graves.

Crime de Trânsito O Detran-MS faz um alerta rigoroso: entregar a direção a pessoas não habilitadas (sem instrutor e LADV) é crime previsto no Artigo 309 do CTB. A pena pode chegar a um ano de detenção, além de multas pesadas para o proprietário do veículo e para quem está ao volante.

Sair da versão mobile