Um círculo colorido em volta do sol chamou atenção de moradores em Aquidauana e Anastácio na tarde desta quarta-feira (15). Pessoas se encantaram com o espetáculo natureza, registraram e postaram nas redes sociais.
De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTec-Inpe), o fenômeno é conhecido como halo solar. O halo acontece quando vários cristais de gelo se juntam e, com a radiação solar, eles atuam como se fossem um prisma. Esses cristais, que dividem os raios de luz do sol, nas cores encontradas no arco-iris, ocorrem geralmente em nuvens mais altas e não têm necessariamente relação com ter ou não chovido.
Assim como acontece no sol, ao redor da lua também pode surgir o halo. A formação de um halo lunar ocorre da mesma forma que o solar, porém, a visualização das cores escuras é mais difícil, sendo possível observar melhor apenas as cores mais claras.
A fotógrafa e jornalista Arumí Figueiredo fez um belíssimo registro do espetáculo no céu para o JNE. E você? Olhou hoje para o céu e apreciou o presente da natureza para esse feriado?