Redação
O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) participou nesta sexta-feira (18), da inauguração da sede própria do Fórum Trabalhista Ramez Tebet, localizado na Rua Belizário Lima. O local, que abrigava a antiga sede do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, foi reformado e passa a abrigar as sete Varas do Trabalho da capital em um único local.
Na cerimônia o governador ressaltou a mobilização da bancada de MS e a persistência do presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Desembargador Nery Sá e Silva de Azambuja, na busca aos R$ 14 milhões capitaneados para a obra. “Eu era Deputado Federal em 2014 e lembro da peregrinação do Nery pelo Congresso Nacional e sua luta para que conseguíssemos colocar uma emenda de bancada no orçamento geral da União para essa importante adequação e reforma do prédio – que oferece boas condições de atendimento para os servidores, juízes e para a população em geral. Trata-se de uma conquista de toda a bancada sul-matogrossense que se mobilizou e se uniu na luta da Justiça do Trabalho pela liberação dos recursos”.
O presidente do TRT/MS, desembargador Nery Sá e Silva de Azambuja, celebrou a conquista como a realização de um sonho: “Sonho que se sonha junto é realidade. E construímos uma realidade para os jurisdicionados, para a advocacia e para os nossos servidores. Esperamos atender melhor o jurisdicionado e que os juízes e servidores estejam mais motivados em condições físicas de trabalho melhor”, destacou Nery Azambuja. “A nova sede restabelece dignidade para os trabalhadores, empresários e advogados. São instalações que facilitam o acesso para todos, humanizando o atendimento”, completou o presidente da OAB MS, Mansour Elias Karmouche, durante seu discurso.
O desembargador Nery também aproveitou o evento para anunciar os próximos projetos do Tribunal Regional do Trabalho: “Temos o compromisso do Governador e do senador Waldemir Moka no apoio para a construção do fórum de Três Lagoas, município que mais recebe processos trabalhistas no MS, e da Vara de Trabalho de Jardim. Buscamos um justiça mais célere e eficiente para atender a cidadania”, concluiu. Os convidados conheceram os 1º e 2º andares do prédio e puderam conferir as novas instalações, incluindo as salas de audiência e de segurança.
Estrutura
O Fórum Trabalhista foi reformado para abrigar até três novas Varas do Trabalho, pensando no aumento da demanda. O valor da obra, que levou dez meses, foi de R$ 17.338.017,66. Foram substituídas todas as instalações elétricas, hidráulicas, de processamento de dados, piso, forro e vidraçaria, além da instalação de modernos sistemas de ar condicionado e de segurança.
O prédio, que tem oito andares, conta com duas varas por pavimento, distribuídas entre o 3º e 7º andar. Os bancos, a secretaria do Foro e a sala dos Oficiais de Justiça estão no 2º andar. As salas de audiência da 3ª a 7ª Vara e a sala da OAB ficam no 1º andar. No térreo, funcionam as salas de audiência da 1ª e 2ª Varas do Trabalho, a Central de Atendimento ao Cidadão, a Atermação, o Gabinete de Saúde, a sala dos Brigadistas, a sala de Segurança e a recepção.
Com assessoria