Ícone do site Jornal Notícias do Estado

Homem morre em confronto após furto em residência; diarista é suspeita de envolvimento em MS

Iagro confirma primeiro caso de raiva animal em 2026 e emite alerta a pecuaristas

Um furto em uma residência no bairro Jardim São Bento, em Campo Grande, terminou em confronto com a Polícia Militar e na morte de Nata Pereira Maidana, na noite de quarta-feira (28). O suspeito, que era foragido do sistema prisional, foi identificado como companheiro da diarista apontada como envolvida no crime.

Segundo o boletim de ocorrência registrado na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (DEPAC Centro), foram levados da casa joias avaliadas em mais de R$ 200 mil e uma arma de fogo. A filha dos proprietários só tomou conhecimento do furto na manhã de sexta-feira (30), após ser informada por uma funcionária.

 

Alerta sanitário: primeiro foco de raiva animal em MS

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) confirmou o primeiro caso de raiva animal em Mato Grosso do Sul neste início de ano. O foco foi identificado em propriedades localizadas entre os municípios de Rio Verde de Mato Grosso e Coxim, na região norte do estado.

O sistema de inteligência sanitária já notificou os produtores da área de perifoco (raio de vigilância ao redor do caso confirmado) para reforçar medidas de prevenção e monitoramento do rebanho.

Sintomas que exigem atenção

A Iagro alerta que animais com suspeita da doença não devem ser tocados ou manipulados, devido ao alto risco de transmissão para humanos.

Prevenção e controle

Transparência do produtor

O órgão reforça que a notificação de casos suspeitos não gera punição:

A Iagro disponibiliza em seu site oficial o Painel da Raiva Animal, que permite acompanhar em tempo real os focos e áreas de risco em todo o estado.

Sair da versão mobile