A TV Assembleia de Mato Grosso do Sul segue com a exibição da série documental “Mato Grosso do Sul e suas Histórias”, trazendo à tona episódios marcantes — e por vezes esquecidos — da trajetória sul-mato-grossense. O novo episódio, intitulado “Imprensa, o Direito de Calar”, estreou recentemente e lança luz sobre a resistência histórica da imprensa local contra a censura e ataques à liberdade de expressão.
Com depoimentos dos jornalistas Paulo Radamés e Sérgio Cruz, o documentário resgata casos emblemáticos de perseguição ao jornalismo na região desde o século XIX, como os episódios envolvendo os jornais O Iniciador, de Corumbá, e A Voz do Sul, de Nioaque. As narrativas revelam a intolerância enfrentada por profissionais da comunicação em diferentes momentos políticos, destacando o papel fundamental da imprensa como guardiã da democracia e dos direitos civis.
Além de documentar os fatos, o episódio propõe uma reflexão crítica sobre a importância de defender a liberdade de imprensa — um direito essencial que deve ser protegido em todos os tempos, especialmente em contextos de instabilidade ou autoritarismo.
Compromisso com a memória e a identidade
A série “Mato Grosso do Sul e suas Histórias” integra a programação fixa da TV Assembleia e reforça o compromisso da Assembleia Legislativa com a preservação da cultura, da identidade e da memória histórica do estado. A proposta é valorizar episódios e personagens que moldaram o MS ao longo do tempo, muitas vezes fora do alcance dos grandes registros históricos.
Onde assistir:
O episódio “Imprensa, o Direito de Calar” pode ser assistido na TV Assembleia MS nos seguintes dias e horários:
-
Terças-feiras: às 7h15
-
Quartas-feiras: às 12h
-
Domingos: às 12h30
A série também está disponível no canal oficial da Assembleia Legislativa de MS no YouTube, ampliando o acesso ao conteúdo para todos os interessados na história e na cultura sul-mato-grossense.
Confira abaixo o programa na íntegra:

