Ícone do site Jornal Notícias do Estado

Mato Grosso do Sul registra mais de 11 mil casos confirmados de dengue e chikungunya em 2026

Mato Grosso do Sul já confirmou 11.501 casos de dengue e chikungunya em 2026, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES). O cenário reforça a importância de eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor das duas doenças, além do vírus da Zika.

Até a 28ª Semana Epidemiológica, o Estado contabilizava 9.686 casos confirmados de chikungunya e 1.815 de dengue. Também foram registrados 12.803 casos prováveis de chikungunya, com 28 mortes confirmadas e um óbito em investigação. Em relação à dengue, são 4.718 casos prováveis, sem mortes confirmadas e dois óbitos ainda em análise.

A principal forma de prevenção continua sendo a eliminação da água parada. A orientação é que moradores façam inspeções semanais em caixas-d’água, calhas, pneus, garrafas, vasos de plantas, ralos, piscinas, recipientes de animais e qualquer outro local que possa acumular água, principalmente após períodos de chuva.

Os sintomas mais comuns das doenças incluem febre, dor de cabeça, dores no corpo, manchas avermelhadas na pele, dor atrás dos olhos e fortes dores nas articulações. Ao apresentar qualquer um desses sinais, a recomendação é procurar uma unidade de saúde para avaliação e tratamento adequado.

As autoridades de saúde reforçam que a participação da população é fundamental para reduzir a proliferação do mosquito e evitar o avanço das arboviroses em Mato Grosso do Sul.

Sair da versão mobile