Mato Grosso do Sul alcançou os melhores indicadores já registrados na Educação Básica da Rede Estadual de Ensino. Os dados foram confirmados nesta sexta-feira (26) pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com a divulgação do Censo Escolar 2025.
Os resultados apontam avanços em todas as etapas de ensino, com destaque para o Ensino Médio, que apresentou melhora nos índices de aprovação, redução da reprovação e queda expressiva no abandono escolar.
De acordo com o secretário estadual de Educação, Hélio Daher, os números refletem investimentos realizados nos últimos anos em infraestrutura, valorização dos profissionais, tecnologia, materiais pedagógicos e políticas voltadas à permanência dos estudantes na escola.
Entre 2022 e 2025, a taxa de abandono no Ensino Médio caiu de 5,1% para 0,8%. No Ensino Fundamental, o índice passou de 1,3% para apenas 0,2%.
Os índices de aprovação também atingiram recordes. No Ensino Médio, o percentual subiu de 82,5% para 95,2%, enquanto no Ensino Fundamental passou de 91,3% para 97%.
Já a reprovação apresentou forte redução no mesmo período. No Ensino Médio, o índice caiu de 12,4% para 4%, e no Ensino Fundamental de 7,4% para 2,8%.
Segundo a Secretaria de Estado de Educação, outro fator decisivo para os resultados foi a ampliação do Ensino em Tempo Integral e da Educação Profissional. Atualmente, Mato Grosso do Sul conta com 213 escolas estaduais oferecendo ensino integral em todos os municípios. Na Educação Profissional, o Estado investe cerca de R$ 230 milhões por ano, atendendo mais de 50 mil estudantes.

