Em meio ao período de maior incidência de doenças como dengue e chikungunya, teve início nesta quarta-feira (22), na Vila São Pedro, mais uma edição do Mutirão Cidade Limpa, ação promovida pela Prefeitura de Aquidauana com foco na limpeza urbana e, principalmente, na eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.
A mobilização das equipes começou logo nas primeiras horas da manhã, com a retirada de lixo e entulhos deixados pelos moradores em frente às residências. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Rurais, responsável pela coleta e destinação adequada dos resíduos.
Presente na abertura, o prefeito Mauro do Atlântico destacou a importância do trabalho, especialmente neste período em que os casos de arboviroses tendem a aumentar. “Quero agradecer e reconhecer o empenho de cada servidor envolvido nesta ação. É um trabalho essencial para manter nossa cidade limpa e organizada. Também é fundamental a colaboração dos moradores”, afirmou.
O vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Valter Neves, também acompanhou o início das atividades e reforçou o impacto direto da ação na saúde pública. “Esse mutirão ajuda a manter a cidade limpa e, principalmente, contribui no combate às doenças transmitidas pelo mosquito. A conscientização da população é fundamental”, destacou.
A abertura contou ainda com a presença de secretários municipais e autoridades, entre eles Marluce Luglio (Administração), Flávio Gomes (Trânsito), Humberto Torres (Meio Ambiente), Anderson Meireles (Chefe de Gabinete), Clériton Alvarenga (Assistência Social), Ernandes Peixoto (Finanças), Mauro Marino (Esporte e Lazer), Pepeu Fialho (Cultura e Turismo) e Márcio Albuquerque (Serviços Urbanos e Rurais). Também participaram Antônio Damasceno (Vigilância Sanitária), Sebastião Marques (Controle de Vetores), Rubens de Oliveira Xavier (ACS), Cláudio Alviço (Defesa Civil), além de representantes da Escola Estadual Professora Dóris Mendes Trindade e moradores da região.
A concentração ocorreu às 7h, na Rua Mário Guerreiro, em frente à unidade escolar, de onde as equipes seguiram para o início dos trabalhos.
O Mutirão Cidade Limpa já passou por bairros como Guanandy, Nova Aquidauana, Jardim Aeroporto, Aldeia Urbana Tico Lipu, Jardim Pantanal, Arara Azul, Cidade Nova, Vila Eliane, Vila Fragelli, além das Vilas Bancária e Trindade. Ao longo das edições, foram retiradas toneladas de resíduos, contribuindo diretamente para a redução de focos do mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya.
Além da limpeza, a ação conta com fiscalização posterior, conforme as Leis Municipais nº 2.557 e 2.558/2018, garantindo que terrenos permaneçam limpos e sem risco à saúde pública.
A Prefeitura reforça a importância da participação da população, orientando os moradores a colocarem os materiais para descarte nos dias indicados e a evitarem o acúmulo irregular de lixo — uma medida essencial para conter o avanço das arboviroses e manter a cidade limpa, organizada e saudável.

