Dois pescadores foram flagrados por equipe da Polícia Militar Ambiental de Aquidauana no início da manhã deste sábado (18) com pescado fora da medida, arma, munições e carnes de porco-do-mato e jacaré. Ao receber ordem de parada da equipe policial na MS-170, o motorista da VW/Saveiro empreendeu fuga, mas acabou preso junto com seu colega.
De acordo com informações da PMA, durante bloqueio policial na MS-170 na altura da Fazenda Jatobá, equipe deu ordem de parada ao veículo, para que fosse realizada fiscalização, momento em que o motorista reduziu a velocidade, mas repentinamente jogou o carro em direção a equipe de serviço e empreendeu fuga, mas os militares conseguiram alcançar a dupla.
Os policiais então realizaram a abordagem e constataram que os autores estavam transportando vários petrechos ilegais para pesca, bem como pescados frescos com visíveis sinais de malha, que após pesados, totalizaram 189 quilos. Também foram apreendidos dois porcos-do-mato abatidos (conhecidos como queixada), quatro quilos de filé de jacaré, além de uma carabina cal 22 e quatro munições intactas do mesmo calibre.
Questionados, os pescadores alegaram que, tanto a pesca quanto a caça ilegal foram feitas na região do Porto Siriaco e que venderiam o pescado e dividiriam o lucro obtido. Os dois presos disseram aos militares que utilizaram dois barcos e que essas embarcações com os motores estavam atracados em um local chamado “Portinho”. Os policiais foram até o local e fizeram a apreensão dos barcos.
O JNE apurou que teria mais dois pescadores envolvidos, mas que estes fugiram no momento da abordagem policial. A reportagem também levantou que o boletim de ocorrência sobre o fato encontra-se em sigilo e que o primeiro nome do condutor do veículo e que empreendeu fuga é Rogério.
A pesagem do pescado foi feita no Posto da PMA que fica na BR-262, em Anastácio. Os infratores foram autuados administrativamente e encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Aquidauana. Um dos homens foi liberado após pagar fiança, já Rogério aguarda para passar por audiência de custódia nesta segunda-feira (20), já que não possuía porte de arma de fogo.