Jonathan Roberson Silva de Oliveira Barbosa, 24 anos, vulgo “Chuca”, é o autor dos disparos que atingiram Anísio Paulo de Brito Júnior, 25 anos e Ederson da Silva Queiroz, 26, na noite do dia 06 de julho na Rua Mato Grosso, Bairro Nova Aquidauana. O caso foi elucidado pelo NRI – Núcleo Regional de Inteligência da Polícia Civil de Aquidauana e o motivo do atentado seria uma dívida de drogas que a mãe de Chuca, Sandra Ramona da Silva, 40 anos teria com Ederson.
O delegado responsável pela investigação do caso, Eder Oliveira Moraes, disse ao JNE que Jonathan foi preso na última quarta-feira (18), após diligências feitas pelas equipes de investigadores. Ele assumiu a autoria do atentado e disse que sua mãe estava sofrendo ameaças e cobranças por parte de Ederson, também conhecido como “Gordo”, já que em 2016 Sandra e o filho acabaram sendo presos em Anastácio com drogas que pertenciam a ele.
Chuca contou a autoridade policial que no dia do crime o alvo era somente o Gordo, mas Anísio estava junto e acabou reagindo, por isso acabou sendo atingido pelos disparos. “Anísio não tem nada a ver com a ‘bronca’ entre Jonathan e a outra vítima, apenas estava junto com Ederson, saindo de uma festa no local e foi para cima do autor com o capacete, momento que levou os tiros”, contou o delegado.
Jonathan chegou na garupa de uma motocicleta, atirou e se evadiu do local. Investigação aponta que o piloto da moto é um jovem conhecido como Pedro Henrique, que também está preso temporariamente como suspeito, já que o acusado negou que fosse ele o condutor da moto no dia do crime. Sandra também foi presa já que o filho confessou que o motivo do crime seria a dívida dela de drogas com uma das vítimas, mas Jonathan isenta a mãe de qualquer participação e relatou que as ameaças de Ederson à mãe e as irmãos o motivou a tentar mata-lo.
Já Gordo nega a versão dada pelo autor. A princípio ele disse aos policiais que não sabia quem poderia ser a pessoa que tentou mata-lo, mas com a prisão de Jonathan, acabou relatando aos investigadores que emprestou R$ 18 mil para Sandra e que estava cobrando somente a mulher e que ela pode ter sido a mandante do crime. “Sandra foi presa temporariamente, para que seja verificado se ela teve ou não participação nas tentativas de homicídio”, esclareceu o delegado.
O crime
Anísio Paulo de Brito Júnior, 25 anos e Ederson da Silva Queiroz, 26, foram atingidos por disparos de arma de fogo por dupla em uma motocicleta preta, na noite desta sexta-feira (06), na Rua Mato Grosso, no Bairro Nova Aquidauana.
De acordo com informações do boletim de ocorrência, populares acionaram a Polícia Militar após ouvirem diversos tiros, onde se depararam com dois homens baleados no chão. O Samu foi acionado e as vítimas encaminhadas para o Hospital Regional de Aquidauana. Anísio foi atingido duas vezes nas costas e Ederson foi atingido por um disparo na região do tórax.
As Polícias Civil e Militar foram até a Unidade Hospitalar e os jovens informaram desconhecer os autores do atentado. Anísio relatou que pode ter sido atingido por engano, já Ederson disse apenas que visualizou dois indivíduos vindos em sua direção, em uma motocicleta preta, sendo que um deles efetuou vários disparos de arma de fogo em sua direção.
Anísio chegou a ser transferido para a Santa Casa da Capital, mas ambos os feridos não correm risco de morte.