Nos dias 09 e 10 de setembro de 2025, a Prefeitura de Aquidauana, em parceria com o Sebrae/MS por meio do Programa Cidade Empreendedora, promoveu os dois primeiros workshops para a elaboração do Plano de Desenvolvimento do Município (PDM).
Os encontros ocorreram no auditório da Secretaria Municipal de Educação e contaram com a condução do consultor do Sebrae, Vanderlei da Silveira, e da analista técnica Thainara Durso. Participaram autoridades locais, empresários, instituições de ensino superior, representantes da sociedade civil, além do prefeito Mauro do Atlântico.
Durante o primeiro dia, foram abordados:
-
Análise e validação da Matriz FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças);
-
Construção do Mapa Estratégico;
-
Avaliação da situação municipal e definição de prioridades.
No segundo dia, os participantes avaliaram as propostas anteriores e apresentaram novas ideias, organizadas em eixos temáticos integrados ao Plano de Governo Municipal (PGM), avançando na estruturação do PDM.
Segundo o secretário de Gestão Estratégica, Alexandre Périco, o objetivo é criar um plano participativo e democrático que direcione as ações do Cidade Empreendedora em Aquidauana.
As discussões foram embasadas por um diagnóstico prévio feito pelo Sebrae, com entrevistas e levantamento de dados locais. Um terceiro workshop será realizado para validar as propostas finais que comporão o PDM, a ser entregue ao governador Eduardo Riedel durante o Congresso dos Municípios, em outubro.
📄 Fonte: Prefeitura de Aquidauana – MS
📅 Data da publicação: 10 de setembro de 2025

