Ícone do site Jornal Notícias do Estado

Veículo não respeita sinais sonoros de equipe policial e acaba provocando acidente

Uma ocorrência na noite de sábado (19) acabou com dois policiais do GETAM (Grupamento Especializado Tático de Ações Motorizadas) do 7º Batalhão de Polícia Militar, feridos em acidente ocorrido na Rua Giovanni Toscano de Brito com a Rua Duque de Caxias, em Aquidauana. Três militares estavam de moto se deslocando para um atendimento, com sirenes e sinais sonoros ligados, quando um veículo VW/Saveiro fez uma conversão no cruzamento na frente da equipe policial, onde dois policiais acabaram colidindo no veículo.

De acordo com a Polícia de Trânsito, a equipe transitava na Giovanni Toscano de Brito, sentido Leste/Oeste e no cruzamento com a Duque de Caxias, Everton Romero, que transitava na mesma via, sentido contrário, realizou uma manobra para virar na Duque, onde dois policiais acabaram se chocando contra o carro. As motocicletas estavam em deslocamento para apoiar outra guarnição, com todos os sinais de alertas ligados.

Dois policiais foram encaminhados para o Hospital Regional de Aquidauana, com suspeita de fraturas, onde um deles acabou indo para Campo Grande realizar exames, com fratura no dedão da mão direita e luxação no punho esquerdo. O condutor da saveiro se recusou a realizar o teste de alcoolemia, onde acabou sendo confeccionado o termo de constatação de embriaguez. Segundo testemunhas, o motorista solicitou a presença de uma advogada no local da colisão.

Prioridade de trânsito aos veículos de emergência

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece, no artigo 29, inciso VII, que, desde que estejam em situação de urgência, os veículos destinados ao policiamento, ao uso por bombeiros, as ambulâncias e os de fiscalização e operação de trânsito têm prioridade no trânsito e podem circular livremente. Porém, com a devida sinalização por meio da sirene e de dispositivos luminosos.

Fotos: Divulgação

Sair da versão mobile