Como parte da Semana Mundial de Uso Consciente de Antibióticos, entre os dias 13 a 17 de novembro, a SES (Secretaria Estadual de Saúde), por meio da Coordenadoria de Vigilância Sanitária, em parceria com as coordenadorias municipais, irá realizar ações durante esta semana. O movimento tem o objetivo de conscientizar a sociedade e os diversos órgãos públicos sobre a resistência aos antibióticos e suas consequências na saúde pública.
No Estado, as coordenadorias irão fazer visitas nos principais hospitais da Capital como HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), Santa Casa, HU (Hospital Universitário) e Hospital da Cassems para orientar e distribuir material informativo para as equipes médicas. As visitas têm o apoio das Comissões de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH).
Na quinta-feira (16), haverá a ação “Farmacêuticos na Praça”, realizada pela Coordenadoria com acadêmicos do curso de Farmácia da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), na Praça Ary Coelho onde serão distribuídos materiais informativos para a população e também ações de fiscalização em drogarias em que há suspeitas ou denúncias de venda de antibióticos sem receita médica.
Superbactérias e mobilização nacional
Os antibióticos são medicamentos utilizados para eliminar as bactérias e tratar as doenças provocadas por elas. A resistência aos antibióticos é um mecanismo para se defenderem quando são expostas repetidas vezes e por longos períodos aos antibióticos. Uma defesa natural das bactérias que pode ser transferida para outras bactérias no meio-ambiente e para as gerações seguintes, com alta capacidade de disseminação.
Apesar de ocorrer naturalmente, o problema tem se agravado a partir do uso inadequado de antibióticos tanto na saúde humana quanto dos animais. Por isso, está cada vez mais difícil tratar um crescente número de infecções, onde a resistência aos antimicrobianos está sendo considerada uma das maiores preocupações globais em saúde pública
Convocando a sociedade para esse enfrentamento, a Organização Mundial de Saúde (OMS) promove a Semana Mundial de Uso Consciente de Antibióticos. Com o tema “Procure recomendação de um profissional de saúde qualificado antes de tomar antibióticos”, a semana mundial de uso consciente dos antibióticos busca alertar a sociedade para esse recurso precioso.
Antes de tomá-los, é importante que as pessoas busquem orientação. Isso não só garante que os pacientes tenham o melhor tratamento, mas o uso responsável de antibióticos também ajudará a reduzir a ameaça de resistência aos antibióticos.