Ícone do site Jornal Notícias do Estado

O volume de água do rio Aquidauana e de seus afluentes está em níveis muito baixos

É possível ver o fundo do leito do rio, num dos pontos mais fundos, onde se capta águia para a estação de tratamento de Anastácio

Autoridades monitoram a situação e recomendam uso racional do recurso hídrico

O calor intenso, a estiagem prolongada e o clima seco fizeram baixar o volume de água dos rios Aquidauana e Taquarussu. Estamos terminando a primeira semana do mês de outubro sem que tenha caído 1 mm de chuva na região.

Apesar de o mês de agosto ter colocado Aquidauana como uma das cidades com um dos maiores volumes de chuva do estado, em setembro as coisas se inverteram, e o volume de chuva que caiu ficou 70% abaixo da média para o mês.

Como consequência, o volume de água do rio Aquidauana e de seus afluentes está muito baixo. Um exemplo disso é o rio Taquarussu, que fica na cidade vizinha de Anastácio, onde é possível ver o fundo do leito do rio em um dos pontos mais fundos, onde se capta água para a estação de tratamento.

O volume de água é tão baixo que é possível atravessar o rio Taquarussu andando.

Até o início da semana que vem, não há previsão de chuvas para a região. Somente na quarta-feira, dia 9, está prevista uma chuva de aproximadamente 18 mm, o que deve melhorar um pouco a situação.

Por enquanto, as autoridades sanitárias e a Defesa Civil das duas cidades não emitiram nenhum aviso ou determinação de racionamento de água, apenas monitoram a situação e recomendam o uso consciente da água.

Sair da versão mobile