por Jhoseff Bulhões

O Black Friday em Dourados promete descontos de até 70% em quase 70 lojas de confecções, calçados, acessórios, cosméticos, eletroeletrônicos, móveis, medicamentos, decoração, alimentos e até de veículos.

Centro, bairros e Shopping Avenida Center estão no ‘páreo’ para cativar a clientela e garantir caixa para enfrentar o início de 2016, que não será fácil. De acordo com o Dourados Agora, o movimento começou cedo, já nas primeiras horas de funcionamento do comércio central.

Filas se formam em frente a algumas lojas que usaram lonas pretas para chamar a atenção. A esperança é garantir a mercadoria que, em outros tempos, é quase impossível comprar. Mas nem sempre isso se confirma.

Segundo o Sindicom, os descontos são imbatíveis mas o Procon em Dourados, como no resto do país, alerta para as falsa promoções, hoje chamadas de Black Fraude. “O consumidor que perceber que não teve o desconto que a loja ofereceu, deve reclamar e procurar o Procon”, disse Rozemar de Matos, diretor-presidente do órgão de proteção do consumidor, em Dourados.

Em edições anteriores do Black Friday, as reclamações foram inúmeras em todo Brasil. Algumas lojas aumentam preços e depois oferecem falsos descontos. Por conta disso, a orientação dos especialistas é pesquisar valores gastar sola de sapato, comparar as ofertas e, principalmente, não comprar por impulso. Janeiro vem ai, dívidas e compromissos, também.

Se comprar e não for aquilo prometido na propaganda o cliente tem direito de trocar. O artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor diz, ainda, que o consumidor tem sete dias para devolver o produto e receber o dinheiro de volta.

Quando a compra for online, todo cuidado é pouco. O cliente precisa verificar a procedência dos sites que oferecem os mais diversos serviços. O risco para o comprador é grande, já que há sites de fachada onde se promete o que não pode cumprir.

Foto: Dourados Agora