Vereadores da Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo aguardam a defesa do Prefeito Zé Cabelo para dar prosseguimento a Comissão Processante que investiga desvio do dinheiro do Fundeb. Os parlamentares estão preocupados com “manobras” do prefeito para angariar votos favoráveis e tentar impedir que seja afastado da administração municipal.

A preocupação dos vereadores e que todo o trabalho da Comissão Processante seja em vão e até mesmo o Ministério Público também acompanha de perto todo desenrolar do processo. O Jornal JNE também está acompanhando a situação do vereador que está com dupla filiação, Joaquim dos Santos de Oliveira (PSB) e também o trâmite dos processos que investiga irregularidades na gestão de Roberson Moreira, quando foi prefeito. O JNE tem conhecimento de vários processos do ex-prefeito Roberson Moureira e que dependendo das decisões da Justiça pode torná-lo inelegível, caso volte a querer disputar o pleito.

Segundo a Justiça eleitoral, o vereador da Câmara de Ribas do Rio Pardo, Joaquim dos Santos de Oliveira (PSB), 57 anos, corre o risco de perder o mandato em decorrência de possuir dupla filiação, em processo de nº 00436121970, no TRE (Tribunal Regional eleitoral).  Segundo informações, o suplente já contratou um advogado para acompanhar todo o processo na Justiça eleitoral e tomar as providências cabíveis para a possível posse.

O município de Ribas do Rio Pardo conta com episódios tristes na política. A Câmara de Vereadores de Ribas do Rio Pardo sofreu renovação em 2014, quando a Justiça afastou cinco dos 9 vereadores envolvidos na ‘Operação Viajantes’, deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), que recebiam entre R$ 6 mil e R$ 8 mil por mês com o desvio de pagamentos de diárias.

MÁ GESTÃO

A gestão conturbada do Prefeito Zé Cabelo vai na contramão da gestão do governador Reinaldo Azambuja, que vem socorrendo os municípios na área de saúde e que está com índice de quase 80% de aprovação da população de Mato Grosso do Sul, inclusive abrindo mão do momento de lazer com a família para atender a população nos finais de semana. O Hospital Municipal de Ribas é alvo de denúncias de familiares que apontam descaso com os pacientes.

As críticas contundentes vem da própria população de Ribas do Rio Pardo e o Jornal JNE presenciou o descaso do hospital com os pacientes. Familiares de um paciente iniciou uma mobilização, que posteriormente teve novas adesões,  na frente do Hospital contra a precariedade no atendimento e nas instalações da unidade hospitalar. As denúncias apontam que os pacientes convivem em meio a baratas, formigas e roupas de cama sujos por falta de limpeza e higiene.

VOTAÇÃO

Além das “manobras” do Prefeito Zé Cabelo (PSDB) para angariar votos e tentar impedir o afastamento do cargo, os vereadores da Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo temem que a condição de sub judice do vereador Joaquim dos Santos de Oliveira possa influenciar no dia da votação que poderá ou não cassar o prefeito Zé Cabelo.

O vereador Ventania já se posicionou contra a Comissão e a vereadora Sonia também acompanha o mesmo. O JNE acompanha de perto todo desenrolar do processo de cassação e está de olhos nas “manobras” do prefeito Zé Cabelo. Segundo informações, agora o alvo do grupo do prefeito Zé Cabelo é a vereadora Roseli Codognatto Corrêa, para tentar impedir a cassação.

Em conversa informal com a reportagem do JNE, a vereadora Roseli Corrêa disse que aguarda a defesa do prefeito Zé Cabelo e também o relatório do relator para decidir se realmente existe ou não de irregularidades na administração do prefeito. A partir daí é que irá definir sobre o voto, baseado na fundamentação das provas.