A Campanha da Fraternidade de 2017 tem como máxima a preservação dos biomas brasileiros. Em Mato Grosso do Sul, a igreja católica vai trabalhar com ações de conscientização junto às famílias do Estado sobre a importância de preservar o Cerrado e o Pantanal.

Com lançamento oficial no próximo domingo (5), primeiro após início da quaresma, que começa nesta quarta-feira de cinzas (1º), a campanha deste ano tem como tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”. E visa despertar nas pessoas e famílias a “boa vontade” para o cultivo da “criação”.

Principais biomas sul-mato-grossenses, o Cerrado e o Pantanal terão atenção especial nas ações locais. Sendo que a Arquidiocese de Campo Grande vai se empenhar em conscientizar a comunidade em, além de preservar, cultivar hortas caseiras.

“Vamos seguir o exemplo da Pastoral da Criança, e incentivar a produção das hortas familiares. Cada família produzir em seu próprio terreno”, explica o arcebispo de Campo Grande, dom Dimas Lara Barbosa.

Dom Dimas reforça a importância de encontrar formas de melhorar a produção de alimentos sem agredir o meio ambiente. “Temos que começar a pensar formas criativas do uso do solo na produção de alimentos sem perder a produtividade”, defende.

A Campanha da Fraternidade termina simbolicamente junto com a quaresma, no domingo de Páscoa, mas o arcebispo da Capital salienta que as ações de conscientização continuam mesmo após esse período.

Os trabalhos da igreja junto às famílias, não apenas católicas, estão a estimular a reciclagem de lixo nas casas, escolas e igrejas da Arquidiocese. E incentivo de posturas, nos encontros entre seus membros, que preservam o ambiente, como não utilizar copos plásticos, em contrapartida, usar garrafas próprias. E também mobilização de mutirões de limpeza nas ruas dos bairros.

A Campanha da Fraternidade 2017 terá início oficialmente no próximo domingo, às 9 horas, no Ginásio Poliesportivo Dom Bosco. (CGNews)