O mês de maio é referência no tratamento e conscientização do Lúpus. O roxo é a cor mundial da doença, lembrada no dia 10 de cada ano, em âmbito internacional, conhecido como ‘Maio Roxo’.

A campanha de combate à doença pretende esclarecer a sociedade sobre os seus sintomas e tratamento. O Lúpus atinge mais de 200 mil brasileiros. É uma doença autoimune, complexa e de difícil diagnóstico. Assim é o Lúpus Eritematoso Sistêmico, que pode atingir vários órgãos, incluindo pele, articulações, rins, pulmões e coração.

O Lúpus está relacionado à predisposição genética e pode ser desencadeado por fatores hormonais e ambientais, tais como: luz solar, infecções e alguns medicamentos. A conscientização da sociedade é uma arma fundamental que poderá levar a um melhor entendimento da doença e, consequentemente, beneficiar milhares de pacientes.

Pensando nisso, o vereador Gabriel, do município de Aquidauana, conhecido como professor Bié, na sessão da última terça-feira (09), fez uma indicação à Mesa para que seja encaminhado ao Prefeito Odilon Ribeiro e ao Gerente de Saúde Eduardo Moraes dos Santos, para viabilizar um trabalho de conscientização voltado para o Dia Internacional do Lúpus.

A ideia do vereador é levar ao conhecimento da população aquidauanense as causas, sintomas e tratamento. Em referência, citou a servidora pública municipal Wanderléia Dias Carvalho, que é acometida pelo Lúpus e faz um trabalho de divulgação nas redes sociais, onde conta sua experiência diária com a doença.

Wanderléia, assim como muitos dos pacientes que vivem com a doença, são ativistas do Dia Internacional do Lúpus, celebrado neste mês. A disseminação de informações e a generosidade com quem foi diagnosticado com a patologia são as grandes marcas do Maio Roxo. Professor Bié mencionou a importância todo e qualquer tipo de manifestação em prol da conscientização da doença.

O que é Lúpus?

É uma doença sem cura que atinge o sistema imunológico. A condição faz com que o mecanismo de defesa do organismo ataque a si mesmo criando um excesso de anticorpos na corrente sanguínea que causam inflamação e danos às articulações, aos músculos e outros órgãos.

Sintomas – As pessoas acometidas por lúpus podem apresentar dor nos músculos, dor no peito, anemia, fadiga, febre, perda de apetite, secura na boca e nos olhos, erupções escamosas e manchas vermelhas na pele, artrite, depressão nervosa, dor de cabeça, falta de ar, olhos sensíveis à luz e sangue na urina.