O vereador de Campo Grande Delegado Wellington (PSDB) criou o projeto de lei nº 8.491/17, instituindo o Dia do Agente de Segurança, que será comemorado em 12 de agosto, em reconhecimento ao trabalho destes profissionais e o quanto são importantes para a Capital. A proposta foi aprovada e publicada recentemente no Diogrande, em 14 de julho.

Essa homenagem, que será realizada em sessão solene, é para os agentes de segurança que atuam em nossa cidade. Campo Grande demanda o trabalho de diversos agentes de segurança, tais como Agentes Penitenciários, Policiais Militares e Federais, Guardas Municipais, Defesa Civil, Agentes de Trânsito, Policiais Civis e Bombeiros Militares, que realizam serviços de alta relevância para o município.

“A valorização de um profissional é primordial para que haja desenvolvimento e estruturação de uma sociedade sólida e respeitosa. A data escolhida para se comemorar o Dia do Agente de Segurança, 12 de agosto, não foi aleatória. Nesse dia é comemorado o dia dos Anjos da Humanidade, que são aqueles que realizaram o juramento de proteção da sociedade, mesmo que com o sacrifício da própria vida. E quem sempre faz isso por nós? Nossos agentes de segurança, os nossos anjos protetores da humanidade. Esses profissionais merecem nosso respeito e admiração, porque se dedicam a garantir a nossa segurança pessoal e patrimonial, colocando em risco sua própria integridade. Eles devem ter um dia dedicado a homenageá-los, pois esses cidadãos que fazem da proteção o seu ofício trazem dentro de si, o mais profundo respeito ao ser humano, se colocando à frente de qualquer perigo ou ameaça, na defesa de seus semelhantes”. 

Ainda segundo o parlamentar, os agentes de segurança pública muitas vezes são incompreendidos e não recebem o reconhecimento devido e, mesmo assim, diante da atual conjuntura da segurança pública, fizeram o juramento de dedicar-se inteiramente ao serviço da segurança da sociedade. 

“Eles servem a sociedade a qualquer hora do dia ou da noite, de serviço, de folga, cansado, com fome, sem armamento e equipamentos adequados ou do mesmo nível que os infratores, recebendo um salário desproporcional para a complexidade e responsabilidade da atividade desempenhada. Cada agente de segurança pública é um ser insubstituível! Possuem pais, esposas, maridos e filhos, e sempre haverá alguém nos esperando chegar em casa após um dia de serviço, em prol da defesa de nossa sociedade”.