O bebê Josué Coene, de apenas 5 meses, foi diagnosticado com meningite bacteriana, a mesma que acometeu o aquidauanense Moisés Eduardo de 4 anos, que não resistiu e faleceu no último dia 03. A família do pequeno Josué é da cidade de Concepción, no Paraguai.

A dona de casa, Norma Coene de 23 anos, mãe do bebê, disse ao Jornal Campo Grande News que os primeiros sintomas que percebeu no filho foi a pele amarelada e dor de cabeça. “Corri com ele para o Hospital de Porto Murtinho e no domingo (03) à noite nos encaminharam para cá [Santa Casa]”, afirmou.

Já Moisés Eduardo, de Aquidauana, não teve a mesma sorte, já que seus pais ficaram peregrinando no hospital do município em busca de uma solução para o problema do filho, a princípio diagnosticado com Otite, sem ao menos ter feito nenhum exame, segundo os pais.

Muito abalada emocionalmente, a mãe de Josué contou à reportagem que o bebê tem chorado bastante porque está com fome e não come direito. A mulher, que tem outros dois filhos, está desde então morando no hospital enquanto o filho é tratado.

Segundo a Santa Casa de Campo Grande, de janeiro até agosto deste ano foram notificados 26 casos gerais de meningite, enquanto no mesmo período do ano passado foram 19 casos.

Segundo o infectologista Maurício Pompílio, há várias causas de meningite. As mais comuns são vírus e bactérias, “Os sintomas são mais dores de cabeça, febre, vômitos”, afirmou ao Jornal.

A mais comum é a meningite viral, que não precisa de isolamento, mas há também a meningite bacteriana que é transmitida de pessoa para pessoa por meio de tosse, por exemplo. “Mas ao passar do tempo tem até diminuído porque hoje já existe vacina para elas [doença]”, informou

As doenças são mais comuns, segundo o infectologista, no inverno porque é quando tem aumento na aglomeração de pessoas, “Se uma pessoa tiver com a bactéria e tossir por exemplo, perto de outra, já passa”, disse. Mas é preciso fazer exames para diagnosticar a doença.

 

Foto: Mirian Machado/Campo Grande News