O mês de dezembro chega com um alerta de enchente para os moradores de Aquidauana e Anastácio, sobretudo, os ribeirinhos. Na manhã desta sexta-feira (01), em apenas duas horas (das 6h30min às 9h30min), o rio Aquidauana subiu 16 centímetros, alcançando 7,16 metros, conforme informou oficialmente a Defesa Civil de Aquidauana.

A previsão meteorológica é de mais chuvas nos próximos dias, o que, consequentemente, elevará ainda mais o nível do rio. Com isso, a equipe da Defesa Civil de Aquidauana, que tem acompanhado diariamente o nível do rio, comunicou às demais secretarias municipais sobre as primeiras medidas a serem tomadas no caso de remoção de famílias ribeirinhas.

A base de apoio para a recepção de famílias ribeirinhas que necessitarem de remoção será o Salão Paroquial da Igreja Matriz, na Rua Marechal Mallet, no centro da cidade. Neste local, a Prefeitura de Aquidauana irá disponibilizar uma cozinha para refeições e servidores para acompanhamento e atendimento das famílias ribeirinhas.

As famílias que precisarem de apoio para remoção devem ligar no Corpo de Bombeiros no telefone 193. Os bombeiros imediatamente acionarão a equipe da Secretaria de Obras de Aquidauana e a Defesa Civil para o atendimento das famílias.

Equipes das secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social de Aquidauana farão o trabalho de recepção e triagem das necessidades imediatas para acomodação e atendimento dos ribeirinhos ao chegarem à base de apoio.

O prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro em contato com a Defesa Civil, reforçou que todas as secretarias do município já foram devidamente comunicadas para manter estado de alerta para colaborar com o serviço de pronto atendimento às famílias no caso da cidade ser afetada por uma enchente.

“Já estamos em alerta em Aquidauana. Pela experiência que temos de anos anteriores, da forma como o rio está se comportando, somada a previsão meteorológica, temos sinal de uma possível enchente. Então, não descartamos essa hipótese e nem queremos que a cidade e os ribeirinhos sejam pegos de surpresa. Trabalhamos com a prevenção”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Aquidauana, Mário Ravaglia.

Ravaglia pontuou que a prefeitura e a Coordenação Municipal da Defesa Civil contam com a parceria do Corpo de Bombeiros, 9° Batalhão de Engenharia de Combate, Polícia Militar e algumas igrejas, o que garante maior eficácia e rapidez nas ações de socorro aos ribeirinhos.

“Toda essa grande equipe já está mobilizada. Começamos, inclusive, agora pela manhã a visitar e conversar com as famílias, cujas áreas são as primeiras a serem afetadas pela enchente”, contou o coordenador.

INTERDIÇÃO DE RUA

A Secretaria Municipal de Obras nesta manhã necessitou já interditar a Rua Sete de Setembro, nas proximidades do Córrego João Dias, pois o nível do mesmo está subindo e alcançando a via. A interdição se faz necessária para evitar que veículos e pedestres se aventurem a atravessar no trecho em que o córrego transborda. Equipes da Obras estão em ronda pela cidade verificando os pontos onde geralmente ocorrem alagamentos quando há enchentes.

 

*As informações e fotos são da AGECOM