Aquidauana está em festa em alusão aos 125 anos de existência da Igreja Matriz, a  Paróquia Nossa Senhora da Conceição, um dos cartões postais mais belos do município. Com início dia 29 de novembro, a programação é vasta, desde terços todos os dias, quermesse, bingo e shows nacionais.
O ano de 2017 foi referenciado como Jubilar, já que desde a fundação do município, antes mesmo de virar Paróquia, é festejado o aniversário. E neste ano para comemorar, o renomado violeiro Almir Sater, sul-mato-grossense, fará um show gratuito no dia 06 de dezembro, no Parque de Exposições de Aquidauana. Com mais de 30 anos de carreira sólida e 10 discos solo gravados, Almir tornou-se um dos responsáveis pela preservação da viola de 10 cordas, sendo reinventada, o músico acrescentou um toque mais sofisticado ao instrumento.
Já no dia 08 de dezembro, terá show gratuito do cantor católico da Comunidade Canção Nova, Cassiano Meirelles, também faz parte das comemorações. Simplicidade, disponibilidade, alegria, sorriso no rosto e amor à Igreja e à família, são as características principais da vida do cantor. Um Missionário que torna essas virtudes eficazes em seu ministério.
“Não me considero um cantor, muito menos um artista. Sou um Servo, um animador de Grupo de Oração, uma pessoa que Deus elegeu para encorajar o seu povo. Sou um instrumento singelo nas mãos de Deus. Um instrumento onde a sua Graça passa, ultrapassa e chega ao Coração do outro. Esta é a minha Missão: Ser Feliz, fazendo o outro Feliz”, diz o missionário.
Tanto para o o show do Almir Sater como para o show de Cassiano Meirelles, quem levar um brinquedo novo, poderá trocar por um convite para acesso ao camarote.
Com organização de Santo Cruz e Santo Show, em meio às comemorações do aniversário, Aquidauana vai receber o grande show da dupla mato-grossense Maiara e Maraísa no dia 09 de dezembro. Sucesso no Brasil inteiro, inclusive na terra do samba e do funk, as gêmeas de 29 anos gravaram dois DVDs ao vivo, dos quais estouraram vários hits.
Para finalizar, no dia 10 de dezembro será realizado um grandioso bingo para angariar fundos para os projetos da Paróquia. “É Ano do Jubileu. É Ano Mariano. É Ano da Graça”, postou o pároco Thiago Palmeira Machado, em suas redes sociais, em referência às atividades de comemorações dos 125 anos da Igreja Matriz de Aquidauana.
Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Um templo majestoso e de presença marcante e onipotente. Duas torres, como agulhas fincam o céu. Um prédio de coloração clara parece guardar Aquidauana. Os visitantes que chegam a nossa cidade vislumbram com tanta beleza a Igreja Matriz Nossa Senhora da Imaculada Conceição. O que muitos não sabem, é que por trás dessa arquitetura encantadora, há uma história centenária.
Construída e consagrada, a Matriz acabou por firmar-se como referência monumental do município, como elemento distintivo da identidade aquidauanense. Segundo página oficial da paróquia, ela foi instituída no dia 4 de abril de 1912, pelo bispo diocesano de Corumbá, dom Cyrilo Paula de Freitas. Em janeiro de 1930 os Missionários Redentoristas assumiram a Paróquia e sob orientação do Engenheiro Alexandre Albuquerque, que participou da equipe responsável pela Catedral da Sé, em São Paulo, deram forma a principal inspiração arquitetônica, o estilo gótico, porém traz influências de outros estilos.
Na linguagem mais moderna dos estudos culturais, a “Kulturkritik”, pode-se afirmar que a Igreja Matriz faz “citações” aos trabalhos da arquitetura gótica. Ela se “intertextualiza” no universo dos formatos medievais de construção e depois “contextualiza”, estes mesmos formatos, no cenário aquidauanense, pantaneiro. Em forma de cruz latina, com seus arcos quebrados e seus vitrais, que são verdadeiras obras de arte, é a principal construção histórica da cidade, e forma um conjunto com a Casa dos Missionários Redentoristas, a Casa dos Padres, e a Escola Paroquial, ambas construída em torno da Praça Nossa Senhora da Imaculada Conceição, nas proximidades da Ponte Roldão de Oliveira, a Ponte Velha.
Foto: Facebook Paróquia/Alexander Arguelho