Edmauro Gamarra, 31 anos, que matou a facadas com requintes de crueldade sua ex-esposa Airyfer Castro Elias, 23 anos e Higor Quintana, 21, se entregou horas após cometer o crime, na manhã de sábado (17) e deu detalhes ao delegado titular Eder Oliveira Moraes, da Delegacia de Polícia Civil de Aquidauana, inclusive que a filha de 7 anos presenciou ele esfaqueando a mãe.

A autoridade policial falou ao JNE e contou o que o autor disse em depoimento. Segundo o delegado, Maurinho, como também é conhecido, disse que não estava arrependido, pois disse ter sido traído pela vítima. “O autor disse que morava com Airyfer há dez anos, mas que nesse período por várias vezes terminaram o relacionamento e ela voltava para casa da mãe, mas que depois pedia para reatar. Disse ainda que há dois meses reataram novamente, porém, a cerca de cinco ou seis dias, novamente ela terminou e retornou para a casa da mãe”, contou Eder sobre a versão de Edmauro.

A ira do autor

Maurinho ainda disse que ficou sabendo do relacionamento da ex por uma pessoa que mandou para ele, via rede social, uma foto de Airyfer e Higor juntos, o que despertou muito ódio e a vontade de vingança.

Na madrugada de sábado ele relatou que estava tomando cerveja em uma conveniência na Avenida Pantaneta, quando viu o casal passando de motocicleta no local por mais de uma vez.Ele ainda justificou a ira pelo fato de vários conhecidos dele e da vítima terem presenciado o fato e se sentiu traído.

Transtornado, contou ao delegado que de moto foi para outro estabelecimento comercial próximo a ponte nova e logo após foi para a casa. “Além de ingerir bebida alcoólica a madrugada toda, Maurinho ainda disse que fez uso de pasta base, quando decidiu matar a vítima”, contou o delegado.

O homem então pegou uma faca na cozinha e foi para a casa da ex-sogra. Quando chegou ao local viu a moto de Higor ao lado da moto de Airyfer. Ele relatou a autoridade policial que ficou com mais ódio ainda e pulou o muro já que o portão estava fechado com cadeado. A porta da sala estava aberta, já que a mãe da vítima havia saído para trabalhar .

Casal se depara com o assassino no quarto

“O que você está fazendo aqui?”, disse Airyfer ao ver o ex com a faca nas mãos. Mas sem falar nada e num ato de covardia, Maurinho foi pra cima de Higor e o atingiu com um golpe no pescoço e vários pelo corpo. O jovem ferido, tentou correr em direção ao portão, mas o autor estava logo atrás, desferindo vários golpes pelas costas.

“O autor sabia que Higor não teria como sair para a rua, pois o portão estava fechado com cadeado, mas sequer deu tempo dele chegar ao portão, pois caiu morto na garagem da casa. Com a faca nas mãos, Edmauro disse que se aproximou para confirmar a morte do jovem, então ele retornou para o interior da casa ‘pois queria matar aquela que o traiu'”, narrou o delegado.

Filha clamou pela vida da mãe

Ainda de acordo com o delegado à reportagem, Airyfer estava sentada ferida e sangrando no chão da sala. A filha de sete anos despertou e estava ao lado da mãe. O autor entrou com a faca e partiu para cima de Airyfer dando golpes.

A menina então tentou proteger a mãe entrando na frente e pedindo “papai não faça isso”. O autor empurrou a filha, que caiu sobre o sofá e continuou a golpear Airyfer. Em seguida saiu com a faca nas mãos sujas de sangue. Pulou o muro e se evadiu com sua motocicleta. A filha ficou na casa chorando ao lado da mãe, que ainda estava viva, porém muito ferida.

Após os vizinhos tomarem conhecimento da situação, imediatamente tiraram a criança da casa e tomaram as providências para o socorro de Airyfer e acionaram a polícia.

O autor disse ao delegado que a princípio se refugiou em um matagal às margens da lagoa comprida, não soube dizer onde dispensou a faca e posteriormente foi para casa dos pais. “Ele disse que soube que a Polícia estava a sua procura e então resolveu se entregar e sua irmã o trouxe para a Delegacia e afirma não se arrepender do que fez, pois segundo ele, foi traído pela vítima, o que não justifica em hipótese alguma o crime que ele cometeu”, pontuou o delegado.

Segundo informações, Higor levou 21 facadas e Airyfer 14 golpes.

Feminicídio

O delegado Eder de Oliveira Moraes autuou Edmauro Gamarra em flagrante delito por um homicídio duplamente qualificado (motivo fútil e recurso que dificultou ou tornou impossível a defesa do ofendido) e outro homicídio triplamente qualificado, com as mesmas qualificadoras e mais feminicídio, instância última de controle da mulher pelo homem: o controle da vida e da morte, expressado como afirmação irrestrita de posse, igualando a mulher a um objeto, quando cometido por parceiro ou ex-parceiro; como subjugação da intimidade e da sexualidade da mulher, por meio da violência. O autor encontra-se preso à disposição da Justiça. Cada crime tem pena prevista de 12 a 30 anos.

Crime despertou revolta

Na madrugada deste domingo (18), desconhecidos foram vistos ateando fogo na casa de Edmauro. Segundo o boletim de ocorrência, equipe do Corpo de Bombeiros conseguiu conter as chamas, que foram o suficiente para destruir a parte interna do imóvel. O homem morava com a mãe no local. No registro policial não há informações se tinha alguém na residência no momento do ocorrido.