Mais um caso de égua doente em Aquidauana, mobilizou equipe da Vigilância Sanitária e Polícia Militar Ambiental na tarde desta terça-feira (26). Após denúncias sobre o estado do animal, vagando aproximadamente 5 km do perímetro urbano, o equino precisou ser eutanasiado.

A égua foi avistada por uma moradora, na estrada que dá acesso a “Toca da Onça” nesta terça, caminhando com dificuldade, mas acabou deitando à margem da estrada. A mulher então postou em suas redes sociais e internautas entraram em contato com a Vigilância Sanitária de Aquidauana, que enviou uma equipe até o local.

Mesmo desconhecendo o dono e da onde o animal possa ter vindo, os servidores acionaram a Polícia Militar Ambiental para acompanhar a situação. A médica veterinária examinou a égua e constatou que o equino estava muito debilitado, com sinais visíveis de maus-tratos. A profissional então realizou a eutanásia, diminuindo assim o sofrimento do animal. Um servidor da Secretaria de Obras foi até o local com uma máquina, abriu uma cova e enterrou o animal.

A suspeita é que o animal era utilizado para puxar carroça e após ter ficado doente, foi solto pelo dono e vagou até o local em que estava desfalecida. A Vigilância Sanitária irá acionar a Polícia Civil do município. Este é o segundo caso em menos de um mês em Aquidauana. No início de junho, outra égua foi abandonada doente e agonizou em uma rua do Bairro Nova Aquidauana até a morte. O dono foi identificado, autuado e multado pela Polícia Militar Ambiental.