O Instituto Real Time Big Data divulgou nesta terça-feira (16) o resultado da primeira pesquisa do instituto sobre o segundo turno da eleição presidencial. O levantamento foi realizado no sábado (13) e domingo (14) e tem margem de erro de 2 pontos, para mais ou para menos.

Nos votos válidos, os resultados foram os seguintes: Jair Bolsonaro (PSL): 61% ; Fernando Haddad (PT): 23%; já os indecisos somam 4% e nulos e branco 12% Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no 2º turno, um candidato precisa de mais de 50% dos votos válidos.

O levantamento foi realizado no sábado (13) e domingo (14) e tem margem de erro de 3,0% pontos, para mais ou para menos. A pesquisa foi realizado em Campo Grande e cidades do interior do Estado pelo Instituto Real Time Big Data a pedido da Record TV ou seja, supera a soma dos índices atribuídos a todos os candidatos.

Essa é uma pesquisa quantitativa e foram realizadas 1.500 entrevistas. A margem de erro é de 3,0% e o nível de confiança: 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número MS-04015-2018// BR-07080-2018.