Espaço para no máximo 15, abriga 45 presos

por Avelino Neto

Após espancamento de um e assassinato de outro, mais um policial civil foi atacado, dominado e agredido por presos em delegacia de polícia em Mato Grosso do Suyl. O crime desta vez ocorreu por vota de 19h deste sábado na carceragem da Delegacia de Polícia na Cidade de Iguatemi.

Ao levar o jantar dos presos após verificar a situação de segurança na cela e encontrar tudo aparentemente normal, o investigador Enoch de Azevedo (44) entregou as refeições. Em seguida os presos lhe pediram um refrigerante que haviam comprado e estava na geladeira da copa.

Ao voltar, o policial foi atacado por dois presos, Douglas Gonçalves Rubitalti e Alexandro Ferreira da Silva, ambos armados com “chunchos”, armas artesanais. A dupla agarrou o investigador impedindo qualquer reação, sem sob ameaça das tais armas. Eles e outros em seguida passaram a revistar o investigador tentando lhe roubar a arma, mas que por medida de segurança havia guardado em outro ponto da delegacia antes de entrar no complexo de celas.

Em seguida os demais presos, 35, mantiveram o policial imobilizado até que quatro deles fugissem. Antes de irem embora, os presos vasculharam o que puderam na delegacia a procura de armas e em seguida cinco fugitivos roubaram o sistema de imagens da delegacia e desapareceram.

Estão foragidos Douglas Gonçalves, Alexandro Ferreira da Silva, Dirley de Senen Teles e Ezenildo Ribeiro Veiga. Por conta da quantidade de presos mantidos em delegacia, Cadeia Pública em delegacia e os últimos ataques de presos a policiais, em algumas cidades os investigadores entregaram as chaves de celas aos delegados evitando qualquer contato com os encarcerados, inclusive entrega de alimentação, o que deverá permanecer e até se intensificar após esse episódio, até a próxima terça-feira, quando o Sinpol deverá ter reunião com o Secretário de Justiça e Segurança Pública.