Avelino Neto

Uma comerciária com 22 anos, ex-funcionária da loja Cooperativa da Moda, localizada na Avenida Calógeras, acabou sendo vítima de racismo na tarde desta segunda-feira (28) ao ir receber seu salário parcial pelos dias trabalhados no mês de novembro. Segundo registro na polícia, a jovem teria sido xingada pela proprietária do estabelecimento de “bugra burra” e “macaca”.

Ainda conforme o registro, a vítima trabalhou por apenas quatro dias na loja e foi dispensada no início de novembro. Na época, ficou combinado que retornasse nesta segunda para receber o salário referente aos dias trabalhados. Mas ao chegar à loja, a comerciária foi recebida com ofensas como: “sua preta”, “bugra burra”, “puta”, “macaca”, além de quase ter sido agredida fisicamente. O dinheiro devido acabou sendo pago pela autora do crime, identificada pela jovem como Magda.

O caso está registrado na Depac Piratininga como injúria racial. Não é a primeira vez que a Cooperativa da Moda é envolvida em problemas. No fim do ano passado, boletim de ocorrência por injuria e vias de fato foi registrado contra a dona da loja, após desentendimento por preço com cliente, a proprietária do estabelecimento teria xingado a consumidora de “idiota, ridícula, some da minha loja que você está atrapalhando nosso trabalho”.

Chocolate

A proprietária da Cooperativa da Moda, Magda Aparecida Murad Sguir, possui extenso registro de problemas na polícia e justiça, inclusive trabalhista além de processo por sonegação fiscal. A comerciante, no entanto, foi homenageada pela Câmara Municipal de Campo Grande em outubro de 2013, por indicação do vereador Chocolate. O último registro contra ela no TJ, é de outubro deste ano.