A Polícia Federal de Três Lagoas indiciou em inquérito o vereador Luiz Martiniano de Aquino (55), – PSC, o “Luiz Panela”, presidente da Câmara Municipal de Aparecida do Taboado. No mesmo inquérito foram enquadrados dois servidores da unidade local do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), todos acusados de cinco crimes de apropriação ou desvios de valores públicos, peculato.

Os crimes, conforme o inquérito teriam sido cometidos entre os anos de 2005 e 2006 em Aparecida do Taboado, a 455 km da Capital. A polícia apurou que o trio foi responsável por fraudes em processos de aposentadoria que podem ter causado rombo de R$ 250 mil aos cofres públicos.

Durante as investigações, além do vereador, e dos servidores, as fraudes tinham participação de funcionários de escritório de contabilidade, produtores rurais e políticos que emitiram declarações falsas de tempo de serviço e as utilizaram em processos administrativos de aposentadorias, que, segundo a polícia, foram ilicitamente concedidas.

De acordo com a Polícia Federal, alguns dos envolvidos no esquema de fraude ao INSS já haviam sido indiciados em outro inquérito policial por fatos semelhantes, e ainda são alvo de investigações. Se condenados, os envolvidos podem pegar até 12 anos de prisão por cada um dos crimes.

Procurado pela reportagem na Câmara Municipal de Aparecida do Taboado para falar sobre o caso, Luiz Panela não foi encontrado, pois conforme a assessoria do legislativo encontra-se em Brasília de onde só deve retornar no final de semana.