Avelino Neto

A Polícia Federal apreendeu dezenas de malas abarrotadas de dinheiro venezuelano em circunstâncias que podem caracterizar o crime de lavagem de dinheiro. De acordo com nota declarada à Receita Federal, no interior da mala estariam cerca de 93 milhões de bolívares, correspondentes a R$ 31 milhões.

Parte da apreensão ocorreu em um hangar do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, Mato Grosso. A outra parte foi localizada em um escritório na capital mato-grossense. O detentor dos valores foi encaminhado para a sede da Polícia Federal em Cuiabá para esclarecimentos.

O homem disse à autoridade policial que o dinheiro foi declarado quando introduzido no país e que se referia à venda de uma propriedade localizada no Brasil com dinheiro venezuelano trazido da Colômbia, porém, não apresentou documentos comprobatórios da transação.

Tendo em vista a origem duvidosa da quantia, os valores foram apreendidos pela Polícia Federal. Um inquérito policial será aberto para investigação dos fatos. O conduzido foi liberado após prestar as declarações. Somente este ano, é a quarta vez que dinheiro venezuelano é apreendido em território brasileiro, sendo que nas outras vezes as apreensões ocorreram em rodovias do Estado de São Paulo.