Desde o último mês de maio, com o lançamento do programa de investimentos “MS Mais Seguro”, que destina mais de R$ 96 milhões para a área da segurança pública, a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul – PMMS, que já foi contemplada com viaturas e armamento através deste pacote, tem intensificado o policiamento ostensivo e preventivo em todas as regiões da Capital e seu entorno, principalmente nos finais de semana.
Entre os dias 9 e 11 por exemplo, o Comando de Policiamento Metropolitano – CPM com suas unidades subordinadas, realizou ações preventivas em diferentes regiões da cidade, como forma de oferecer à população maior sensação de segurança. Segundo os dados divulgados pelo CPM, as operações resultaram na abordagem de aproximadamente 3.283 pessoas e 1.315 veículos, na prisão de 10 foragidos da Justiça, recuperação de 13 veículos furtados ou roubados e apreensão de 231 quilos de maconha.
No mesmo período também foram apreendidas armas de fogo, 75 pessoas foram conduzidas para delegacias da Polícia Civil, 106 veículos removidos para o pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), juntamente com a confecção de 275 Autos de Infração de Trânsito e 86 Autos de Recolhimento e Documentos.
Entorno da Capital
Realizando as ações de forma simultânea ou alternada, a Polícia Militar através do CPM tem intensificado operações tipo blitzes, barreiras ou rondas em toda sua jurisdição. Estão subordinadas ao COM as unidades da PM nas cidades de Terenos, Sidrolândia, Rochedinho, Jaraguari e Bandeirantes.
Conforme o coronel Valdir Acosta, comandante do CPM, com essa forma de ação “pode acontecer de o cidadão ser abordado em uma rua ou avenida de Campo Grande e ao chegar em uma dessas cidades acontecer nova abordagem”. O oficial destaca que checagem realizada na Capital ao veículo ou pessoa, na próxima pode revelar algum tipo de contradição e o caso é repassado para a Polícia Civil apurar.