Aproximadamente seis veículos já haviam sido desmanchados

Um esquema de furto e desmanche de camionetes foi desarticulado na manhã desta segunda-feira (27) pelo NIIC – Núcleo de Inteligência, Investigações e Capturas em conjunto com o Grupo de Pronto Atendimento, ambos da Polícia Civil de Aquidauana. O delegado titular Eder Oliveira Moraes, apresentou na manhã desta segunda-feira (27) o resultado da Operação “Dobra”, onde uma oficina do município servia de ‘fachada’ para depósito das peças que eram retiradas dos veículos furtados.

De acordo com a investigação, as camionetes eram furtadas também em Campo Grande e trazidas para a oficina que fica na rua Duque de Caxias, no Bairro Guanandy. “Provavelmente estaria havendo uma ‘troca’, onde carros de Aquidauana e Anastácio eram furtados e levados para a Capital, e os de lá eram trazidos para essa oficina. A investigação agora consiste em levantar se o suspeito é o proprietário da oficina em Campo Grande”, disse o delegado à reportagem. As peças eram retiradas e ‘transplantadas’ em outros veículos, quando a polícia deu o flagrante, uma cabine estava sendo pintada para ser utilizada em outra carroceria.

Ainda de acordo com a polícia, a preferência era por modelos F-1000 e S-10, utilitários que tem grande giro comercial, por conta do grande número de propriedades rurais na região. Uma das vítimas que teve o veículo furtado na Capital, esteve nesta manhã no local. O comerciante que não terá sua identidade revelada, contou que teve a camionete levada em novembro do ano passado. “Foi questão de 15 minutos. Estacionei ela e quando retornei, já tinham levado”. Na oficina, segundo levantamento dos investigadores, estima-se que até seis carros tenham sido desmanchados.

O proprietário do local, Helton Ronaldo Pasquatti, se apresentou com seu advogado e disse ao delegado que as peças foram trazidas do Paraguai, versão contestada pela polícia. Há aproximadamente quatro anos, a camionete do pai de Michel Teló foi furtada na Capital e trazida para a mesma oficina.