Os Subgrupamentos do Corpo de Bombeiros de Sidrolândia e Aquidauana foram alvo de polêmica neste final de semana nos sites de notícias estaduais e nas redes sociais, devido a um fato que ocorreu no Distrito de Palmeiras, em Dois Irmãos do Buriti, na última sexta-feira (26).

Um homem de 34 anos morreu carbonizado durante um incêndio em sua residência em uma chácara no referido Distrito. Foi noticiado que o homem não foi socorrido porque os Bombeiros não atenderam as ligações de pedido de socorro.

De acordo com a comandante do 1° Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Aquidauana, Major Geísa Maria Romero, a unidade dá suporte para Sidrolândia, quando solicitado pelo local. Mas segundo ela, nenhuma solicitação foi recebida.

“Na sexta-feira, as ligações via 193 entraram normalmente, não recebemos nenhum pedido por telefone. Um policial militar veio até nossa unidade e informou que houve um incêndio no Distrito e que precisava de orientação de como proceder, foi orientado que procurasse a polícia civil. Não foi informado que estava acontecendo, não foi pedido socorro e nem solicitado deslocamento. Jamais negaríamos atendimento, não houve omissão”, justificou.

O 18º Subgrupamento de Sidrolândia é responsável por atender as chamadas oriundas de Dois Irmãos do Buriti, mas de acordo com a Major, o local também não recebeu nenhuma solicitação. “Eu entrei em contato com o Subgrupamento de Sidrolândia, nenhum pedido de socorro foi acionado, conversei com o comandante, e somos categóricos em afirmar que não tem porque sermos omissos, já que o compromisso do Corpo de Bombeiros é ser pelo cidadão e o principal: salvar vidas”, reforçou.

A distância de Sidrolândia a Dois Irmãos do Buriti é de aproximadamente 60 km, mais 30 km até chegar ao Distrito. De Aquidauana até Palmeiras, o percurso é de aproximadamente 55 km. O JNE entrou em contato com o comandante do 18º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Sidrolândia, Major Antonio Marcos, e ele informou que está fazendo todos os levantamentos sobre o fato ocorrido.

Os telefones do Corpo de Bombeiros de Aquidauana deu pane no sábado (27), ficando todo o final de semana sem funcionar, mas a Polícia Militar estava dando suporte, recebendo as solicitações via 190 e repassando via rádio para a Unidade. Major Geísa, lamentou a perda humana e os prejuízos causados pelo incêndio e se colocou a disposição da sociedade para sempre atender a todos com qualidade, rapidez e segurança.

 

Foto: Arquivo/JNE