A Patrulha Mirim de Anastácio retornou as atividades na última segunda-feira (19), com crianças atendidas pela Secretaria de Assistência Social do município em parceria com o 7º Batalhão de Polícia Militar. O retorno do projeto contou com uma “aula inaugural”, com a presença do tenente-coronel Airton Praeiro, de servidores da pasta, instrutores e colaboradores.

 

Nos próximos dias, os mais de 30 alunos aprenderão sobre civismo, cidadania, respeito e obediência as hierarquias. Além disso, haverá reforço escolar, aulas de música, artes marciais e outras ações que beneficiarão as crianças e adolescentes atendidos.

 

Sargento Aranha e o Soldado PM Gilmar são os responsáveis pelas instruções, profissionais gabaritados em ações sociais e desenvoltura com crianças. Ao lado deles, também como instrutores, estão outros profissionais cedidos pela Prefeitura de Anastácio.

 

O PROJETO

 

O Projeto Patrulha Mirim é um projeto que já se encontra em funcionamento em algumas unidades da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, com denominações semelhantes, porém que na sua essência busca enfatizar a necessidade do trabalho de prevenção da dignidade das crianças e adolescentes, visando conscientizá-los da sua importância para o desenvolvimento das ações da Segurança Pública, bem como o desenvolvimento do caráter e da cidadania.

 

No período de dez meses anual, os patrulheiros mirins recebem instruções e participam de ações socioeducativas que proporcionarão à criança e o adolescente engajado no projeto, a possibilidade e oportunidade de mudar o quadro em que se encontram através do desenvolvimento de suas potencialidades, da integração à comunidade, aquisições de hábitos saudáveis.

 

Os integrantes da Patrulha Mirim são instruídos a ficarem longe das drogas e da violência através de aulas e palestras sobre o tema. Também aprendem noções de civismo.