Um grave acidente de trabalho na Siderúrgica Simasul em Aquidauana nesta quarta-feira (06), vitimou um funcionário e deixou pelo menos sete hospitalizados, um em estado grave, após as vítimas inalarem monóxido de carbono quando estavam fazendo manutenção nos fornos da empresa.

Segundo o Corpo de Bombeiros, durante levantamentos obtidos no local, as vítimas estavam fazendo manutenção na moagem industrial quando o acidente aconteceu. Fernando Fausto que acendeu o alto forno, responsável pelo manuseio do equipamento, passou mal devido a presença da referida substância e, quando os outros foram ajudá-lo, também acabaram intoxicados.

Laudo emitido pelo 1° Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Aquidauana confirma que o gás inalado pelos funcionários foi o monóxido de carbono, extremamente prejudicial à saúde e de grande toxicidade.

Fausto foi resgatado com vida, mas faleceu logo depois. Outro funcionário que não teve o nome divulgado, está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Regional do município.

Seis funcionários também foram hospitalizados, mas não correm risco de vida. De acordo com a assessoria jurídica da Siderúrgica, Fernando era funcionário terceirizado. Técnicos de Segurança da empresa realizaram os primeiros atendimentos até a chegada do Corpo de Bombeiros.

O departamento jurídico da empresa emitiu uma nota, lamentando e esclarecendo o ocorrido. O comunicado diz que o acidente envolveu seis trabalhadores, mas o JNE esteve no Hospital Regional de Aquidauana e constatou que, além do funcionário que está na UTI, seis estavam no local, recebendo atendimento.

Confira a nota na íntegra:

“A empresa Simasul Siderurgia vem a público esclarecer que o acidente ocorrido na manhã da quarta-feira (6/12) envolveu seis trabalhadores, sendo três de empresa terceirizada e três da própria siderúrgica, os quais inalaram gás ao tentar socorrer os primeiros.

Lamentavelmente, um dos funcionários da empresa terceirizada foi a óbito, no entanto a Assessoria Jurídica da siderúrgica esclarece que entre o fato e a chegada dos bombeiros, as vítimas foram atendidas pelo técnico de segurança da empresa, que fez os procedimentos iniciais de primeiros socorros.

A empresa lamenta o ocorrido e informa que está prestando todo o auxílio à família da vítima”.