A Polícia Civil de MS ao anunciar fim de investigações sobre sequestro de um casal no mês passado, onde indiciou cinco acusados pelo crime , revelou também que a principal indiciada e líder desta ação criminosa, Vera Lúcia Ofimestre, seria já reincidente ou outras investigações apontam que ela é comandante de dezenas de outras ações articuladas em assaltos a mando de presidiários e que usava jovens na execução dos atos.

A mulher de 56 anos, até já recebeu a alcunha de a ‘vovó do crime’, que está sendo procurada pela polícia como a articuladora de pelo menos 15 roubos de veículos em Campo Grande, sendo oito já confirmados, além do atual indiciamento pelo sequestro do casal de noivos Maria Eduarda Leão e Eduardo Marques Rocha, que ficou 11 horas presos, após serem pegos no Bairro Amambai, em 17 de fevereiro.

Segundo a delegada Aline Sinott, a ‘vovó do crime’, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça, mas já está foragida ous endo considerada assim, por não foi encontrada durante investigações e após o decreto judicial. “Vera Lúcia articulou o sequestro do casal de noivos, o roubo do carro de uma universitária na Vila Planalto, no dia 13 de março e pelo menos outros oito casos”, disse a titular da Defurv (Delegacia Especializada em Repressão a Furtos e Roubos de Veículos).

Sinott explica que a ‘vovó’ Vera Lúcia agia com ajuda de jovens, sete deles presos após perseguição com tiros que terminou com carros recuperados na manhã seguinte ao assalto à universitária há uma semana. Um vídeo gravado por policiais mostrou a ação pela imprensa na semana passada. “Ela buscava os jovens em casa para execução dos crimes. No sequestro do casal de noivos, enquanto eles estavam no cativeiro, ela e Jonatahan Kennedy Silva de Matos, de 23 anos, um dos presos após a perseguição, fizeram compras em dois comércios do bairro Estrela Dalva com cartões das vítimas”, aponta a delegada.

Conforme as investigações sobre o cartão das vitimas do sequestro, antes de comprarem bolachas, leite, produtos de limpeza, cerveja e carne, eles compraram apenas um item para testar a senha dos cartões. Foram duas compras de aproximadamente R$ 300 cada.

Vovó que finalizou sequestro

Ainda segundo a polícia, foi Vera Lúcia quem buscou o casal de noivos no cativeiro, que teria sido no bairro Nova Lima e abandonou em um matagal. O casal, após liberdade, contactou a família e eles foram localizado no bairro Campo Belo, também na região norte da Capital, perto do então esconderijo.

Já os carros roubados pela quadrilha eram levados para o Paraguai e Bolívia. O carro dos jovens sequestrados foi flagrado por câmeras de segurança abastecendo em um posto de combustíveis em avenida de Campo Grande de acesso a rodovias que chegam às fronteiras.