Esperando um público de cinco mil pessoas, acontece na noite desta sexta-feira (30) o maior teatro ao ar livre do Estado em Aquidauana. A Paixão de Cristo é listada no calendário nacional pelo Ministério do Turismo e promete emocionar o público presente que vem de todo o Mato Grosso do Sul para prestigiar a peça teatral que retrata a morte e ressurreição de Cristo.

De acordo com a Fundação de Cultura, a arquibancada foi montada em frente a Igreja Matriz e também terá um telão de LED com 9×5 metros, para que o público possa acompanhar a história. Cerca de 200 pessoas estão envolvidas na peça, dentre as quais 80 artistas, entre protagonistas, coadjuvantes e equipes de apoio, ensaiando desde o carnaval.

Segundo o padre Thiago Palmeira Machado, responsável pela Paróquia Imaculada Conceição, a encenação começou há quatro anos, mas os eventos durante toda a semana acontecem desde sempre. “Todos que trabalham para fazer isso ser viável são nossos fieis, voluntários, inclusive os figurinos usados desde a primeira encenação foram feitos por eles”, comenta. No total, são cem pessoas envolvidas na apresentação.

Durante séculos, a Paixão de Cristo vem sendo reproduzida no cinema, nas encenações artísticas e nas telas de pintores renascentistas e contemporâneos. Segundo Thiago, Aquidauana apresenta neste ano um espetáculo a parte – coisa de cinema. “Pra quem esteve aqui ano passado e viu até fogos de artifícios vai se impressionar com o que estamos preparando”.

Ele completa: “vamos ter umas arquibancadas em estilo de rodeio, só nelas cabem cinco mil pessoas, por isso tamanha grandiosidade. É comum vir gente dos municípios vizinhos, como Miranda, Anastácio, Dois Irmãos e até Campo Grande”.

A festa começa às 15 horas na sexta-feira (30), mas a encenação só está prevista para ocorrer às 19h, em frente a Igreja Matriz, ao ar livre. Quem encena Cristo é o mesmo fiel desde a primeira apresentação, Valdeir Nogueira.

Foto: Roberto Higa