O 7° Batalhão de Polícia Militar em Aquidauana recebeu nos dias 27 e 28 de abril uma equipe do 5° Batalhão de Coxim para uma visita, já que o efetivo desta cidade tem o intuito de restabelecer o policiamento com cães na Unidade. O objetivo da visita foi conhecer as instalações do canil da Força Tática e as formas de emprego de cães no policiamento.
Referência na região, o canil setorial da Força Tática (antes Rotai)do 7° BPM, conta com cães com adestramento específico para atuar no combate ao tráfico de drogas, já que a região do Portal do Pantanal é cortada pela BR 262, uma das rotas de traficantes de todo o Brasil e também para acompanhar escoltas, busca e localização de criminosos, revistas e segurança em casas prisionais, entre outras atribuições, além de ser gerenciado por policiais cinotécnicos – especializados na técnica de adestramento, que são bem treinados, com  cursos de especializações na área.
Durante os dois dias de visita, os policiais de Coxim puderam participar junto com os cães das ações desenvolvidas na região com o auxílio dos cães. Um dos animais empenhados é o labrador Urso, cão policial bastante conhecido por ser ativo nas operações policiais que com seu faro aguçado, tem colocado muitos traficantes que querem desafiar o trabalho da polícia atrás das grades. Urso inclusive já atuou na Força Nacional.
Além do trabalho operacional, o canil desenvolve um importante papel social em Aquidauana, com o projeto de Cinoterapia na Pestallozzi, que é a terapia assistida com cães. O ‘Projeto pelo Amigo’, primeiro projeto implantado pela Polícia Militar no Estado, está sendo desenvolvido com as crianças da Instituição citada e, em breve, terá início na APAE de Anastácio. O trabalho é multidisciplinar e envolve vários profissionais, como fisioterapeutas, psicólogos e pedagogos das Instituições atendidas e conta com um policial cinotécnico e a labradora Lulu.
Agora a equipe do 5° BPM em Coxim irá fazer uma visita técnica no Canil do Batalhão de Choque, para absorver as  experiências do efetivo que trabalha no maior e mais antigo canil de Polícia do Mato Grosso do Sul. Em Aquidauana, o comandante do 7° BPM, tenente-coronel Airton Praeiro, agradeceu a confiança no trabalho que é desempenhado com o canil na região e se colocou à disposição para futuras visitas.