Neste mês em que o Exército Brasileiro que comemora no dia 08, o Dia da Vitória, em que as forças aliadas combateram contra o nazi-fascismo durante a Segunda Guerra Mundial, com importante participação do 9º Batalhão de Engenharia de Combate de Aquidauana, no último dia 18, a Organização Militar contou com a visita ilustre do ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira e ex-integrante do Batalhão, Nilton Guido, 95 anos, morador do Estado de Goiás e que atuou no Teatro de Operações da Itália, na Segunda Guerra Mundial. O então Cabo Guido, embarcou para os campos de batalha em 02 de julho de 1944, no primeiro escalão, e regressou ao Brasil em 17 de setembro de 1945.

O senhor Nilton Guido foi recebido pelo Comandante do 9º BE Cmb, Tenente-Coronel Fabio Batista Bogoni, no museu Marechal José Machado Lopes, anexo ao Batalhão, e onde estão expostos objetos, documentos, fotos, que compõem o acervo histórico deste espaço cultural e que trata da presença militar na região de Aquidauana. No local, além de mais de dois mil itens relacionados a Segunda Guerra, está exposto o maior troféu de Guerra, a bandeira nazista, capturada da 148ª Divisão de Infantaria Alemã, no dia 30 de maio de 1945, por ocasião da Campanha da Itália, na região da Ponte de Scodogna, pelo 2º Sargento de Engenharia Meroveu Abreu Pereira, d0 6º Pelotão, da 2ª Companhia de Engenharia  do Batalhão.

O expedicionário e seus familiares percorreram as instalações do museu, e muito emocionado, relatava com lucidez os episódios das ações do Batalhão de Engenharia, conforme constam nos livros, como a construção de uma ponte bailey sobre o rio Pó, na Itália, primeira missão recebida pela FEB, além dos momentos de tensão que passou  no auge da Batalha. Na oportunidade o tenente-coronel Bogoni, concedeu ao Expedicionário Nilton Guido, a medalha Marechal José Machado Lopes – Comandante da Engenharia nos Campos de Batalha, em gratidão aos relevantes serviços prestados a pátria. Cabo Guido ficou lisonjeado com a homenagem e ressaltou que precisava voltar a MS e reviver seu passado.

Semana do Museu

A vinda do ex-combatente Nilton Guido ao 9º BE Cmb coincidiu com a programação da “Semana do Museu”, onde Museu Marechal José Machado Lopes, sob administração desta Unidade Militar, realizou uma programação especial e atendimento em horário diferenciado. O museu recebeu a visita de estudantes da rede pública e privada dos municípios de Aquidauana e Anastácio, excursões de turistas de outros municípios e outros estados, que ficaram encantados com o acervo, contribuindo desta forma para o turismo da cidade, e para divulgação da presença da Força Terrestre desde os primórdios nessa região.

O pracinha pôde conhecer o local, que foi recentemente inaugurado e passou por readequação e modernização, onde alterou a sua a temática para “A presença militar em Aquidauana e região”, com participação do 9º BE Cmb na Segunda Guerra Mundial e mais recentemente nas missões de paz, na qual o Batalhão participou da formação dos contingentes das Companhias de Engenharia de Força de Paz de Angola e do Haiti.

Visita a Aldeia Buritizinho

Na visita ao Museu, o ex-combatente Nilton se encantou com a cultura indígena, já que devido a programação, tinham militares caracterizados no local, um deles como índio,uma forma de homenagem pela participação indígena tanto na Segunda Guerra, como a importância do povo na história do Brasil.

O Expedicionário e sua família foram levados até a Aldeia Buritizinho, onde foram recebidos calorosamente pelo cacique e lideranças, com direito a danças e comidas típicas, além de ganharem uma aula sobre a história e cultura do lugar.O ex-combatente também foi agraciado com uma lembrança, um colar confeccionado pelos indígenas. No momento em que recebeu o mimo das mãos do cacique Josué, senhor Nilton não conteve as lágrimas e justificou a emoção pela maneira carinhosa como foi recebido junto com sua família na Aldeia.