Saulo Lucas Barbosa Vieira, 27 anos , que matou um casal em plena área central de Campo Grande na última sexta-feira (15), felizmente será mantido preso até julgamento por duplo homicídio em acidente de trânsito provocado por ele. O rapaz estava bêbado, em pleno inicio daquele dia, entrou em contramão na Rua Cândido Mariano, abaixo da Avenida Calógeras, e, colidiu de frente com carro de Luiz Vicente da Cruz, 69 anos, e Aparecida de Souza Cruz, 59 anos, que morreram na hora.

A prisão de Saulo foi decretada ou ratificada, pois ele foi preso em flagrante, em audiência de custódia realizada na manhã desta segunda-feira (18). O juiz de plantão, Mauro Nering Karloh, converteu em preventiva a prisão em flagrante do homem que causou a morte do casal.  “É evidente que a soltura do autuado enseja risco à ordem pública, porque já respondendo a crime de trânsito, ainda assim torna a se envolver em crime de igual natureza, que agora ainda ocasionou o mal maior, com a morte de duas pessoas”, apontou o magistrado.

No início da manhã da última sexta-feira (15), Saulo trafegava pela contramão em um Fiat Uno na Rua Cândido Mariano, quando, ao passar por um quebra-molas entre as ruas Calógeras e Aquidauana, colidiu frontalmente com o GM Classic, fazendo com que os dois veículos capotassem, sendo que o casal morreu no próprio local.

Embora tenha se recusado a realizar o teste de alcoolemia, os policiais que atenderam a ocorrência relataram que o motorista do Fiat apresentava sinais claros de embriaguez, como forte odor etílico, olhos avermelhados e fala arrastada. Devido aos ferimentos causados pelo acidente, o rapaz foi  encaminhado a Santa Casa. Contudo, após receber alta, ele foi levado para a delegacia, sendo detido pelo crime de homicídio culposo na direção de veículo automotor, com a qualificadora inserida pela Lei 13.546/2017, que entrou em vigor em abril desse ano. “qual seja, a de dirigir sob a influência do álcool ou de qualquer outra substância psicoativa”.

Confessou e é reincidente

Na delegacia, Saulo, já como custodiado confirmou a ingestão de bebida alcoólica. Segundo depoimento prestado, ele estava na casa de sua namorada tomando cerveja durante a noite anterior e, antes de retornar para sua residência, decidiu dirigir pela cidade. Como se mudou há pouco para a Capital, ele acabou por seguir na contramão pela Rua Cândido Mariano e só teria visto o veículo das duas vítimas pouco antes de ocorrer a colisão. Embora tenha admitido ter ingerido álcool, o rapaz negou estar em alta velocidade.

Esta é a segunda vez que o jovem é preso em flagrante por dirigir embriagado. A primeira vez foi em 3 de dezembro de 2016, na cidade de Ribas do Rio Pardo. Naquele dia, ele abalroou uma motocicleta parada em frente a um estabelecimento chamado “Clube do Gaivota”. Testemunhas tentaram conversar com ele, mas o homem fugiu do local visivelmente embriagado.

A polícia, então, foi acionada e prendeu-o pouco tempo depois. Ele foi denunciado pelo Ministério Público por dirigir veículo automotor com a capacidade psicomotora alterada, mas respondia o processo em liberdade após o pagamento da fiança de um salário-mínimo.

Perigo para sociedade

O juiz também salientou a grande probabilidade de que o motorista dirigia em excesso de velocidade, além do fato de estar na contramão. “Qualquer outra medida diversa da prisão não surtiria o efeito esperado, vez que é pessoa indiferente às regras de trânsito”, concluiu.

O magistrado foi contundente ou mesmo realista ao fazer a  conversão do flagrante em preventiva. “É evidente que a soltura do autuado enseja risco à ordem pública, primeiro, porque apesar de possuir histórico de desrespeitos às normas de trânsito, inclusive respondendo a crime, ainda assim torna a se envolver em crime de igual natureza, malgradamente, ocasionando a morte de um casal de idosos”, ressaltou.