Parece que a bandidagem de Aquidauana está querendo desafiar as Polícias Civil e Militar do município. Neste sábado (1º), investigadores da Delegacia frustraram uma tentativa de fuga em uma das celas da Unidade Policial. No dia 23 de julho, 10 presos conseguiram fugir do local, sendo 7 recapturados.

De acordo com nota enviada à imprensa, os policiais de plantão notaram movimentação na única cela disponível – já que a outra encontra-se interditada em função de fuga recente – momento em que todos os policiais civis foram acionados, inclusive os investigadores do Setor de Investigações Gerais – SIG, para uma completa revista.

Foi notado pelos policiais que o “boi” (banheiro) da cela, estava praticamente com sua estrutura aberta e pronto pra concretizar o intento. O JNE conversou com o chefe do Núcleo Regional de Inteligência – NRI, que informou que os presos estavam pretendo agir no mesmo “modus operandi” da outra fuga. O número de presos que estavam na cela não foi divulgado por questão de segurança.

A delegada plantonista Marilda do Carmo Rodrigues acompanhou todos os procedimentos e irá encaminhar para o delegado titular para as devidas providências. Os presos foram recambiados para o Estabelecimento Prisional de Aquidauana e Presídio de Dois Irmãos do Buriti. Na Delegacia ficaram somente os detidos por pensão alimentícia.

2ª fuga em menos de 45 dias – Por volta das 2 horas da madrugada do dia 23 de julho, 10 presos fugiram da cela da Delegacia de Polícia Civil de Aquidauana, onde fizeram um túnel pela ‘bacia turca’ e conseguiram sair pelo pátio. Sete presos foram recapturados pela Polícia Militar, militares da Agência Local de Inteligência e Polícia Militar Ambiental, sendo um deles localizado em Campo Grande e outro foragido se apresentou espontaneamente. Dois continuam foragidos.

Na época, o Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul divulgou vídeo onde o presidente Giancarlo Miranda, se pronuncia sobre a fuga dos dez presos.

No vídeo ele expressa indignação sobre o ocorrido e diz que em junho deste ano, esteve no local e presenciou o descaso que está a delegacia, e relata que há apenas um policial civil por plantão e presos sendo custodiados sem a mínima segurança. O vídeo ainda fala que a Aquidauana está recebendo presos de Miranda, já que a delegacia do município passa por reforma.

O sindicato chegou a dizer que iria pedir a interdição imediata e se ela não ocorresse por decisão judicial, equipe do Sindicato iria até Aquidauana para não permitir que presos entrem na Unidade Policial. O JNE tentou contato com o presidente e até o fechamento desta matéria, ele não havia retornado o recado.

 

Foto: Ilustrativa