O mês de setembro é marcado pelo ‘Setembro Amarelo’, campanha de prevenção do suicídio. E atualmente, a mobilização do tema se faz necessária devido ao aumento destes casos em todo o país. Os índices de suicídios em Aquidauana e Anastácio não são baixos e pensando nisso, a Secretaria de Saúde de Anastácio está promovendo pela 3ª vez o Encontro de Saúde Mental.

Entre os dias 04 e 05 de setembro, será realizado o III Encontro de Saúde Mental, no centro de convenções e eventos da cidade de Anastácio. A atividade faz parte da campanha  que tem como foco a prevenção ao suicídio.

O evento contará com programação variada e temas de alta relevância social, tais como: métodos e formas de prevenção, peculiaridades no tratamento jornalístico do fenômeno suicídio, análise da ocorrência e tentativas de suicídios em Anastácio e Aquidauana, desafios da psicologiana atuação com povos indígenas, transtorno mental, saúde mental e suicídio entre estudantes.

A atual secretária municipal de saúde de Anastácio, Aline Cauneto, montou uma equipe e desenvolveu o Programa de Saúde Mental no município. Com seis psicólogos na pasta da Saúde e quatro na pasta de Assistência Social, a profissional contou que toda a rede de servidores foram treinados. “Acolhimento. Quem buscar ajuda em qualquer setor de Anastácio será acolhido. Não é só o psicólogo que identifica, todos podem oferecer ajuda”.

Conversar a respeito do problema é fundamental, já que ele costuma ser um mal silencioso, pois as pessoas que possuem tendências suicidas não gostam de conversar sobre o assunto por medo ou desconhecimento. É importante manter as linhas de comunicação abertas e manifestar a preocupação, apoio e amor e mostrar que você leva a sério essas preocupações. Não apoiar a pessoa sobre o que se está passando, pode aumentar a sua sensação de desesperança.

A Secretária de Saúde de Anastácio reforça que sua equipe está à disposição para atendimento e palestras, mas alerta as famílias que passam por isso a não colocar nada “debaixo do tapete”. Já o evento é aberto e gratuito e podem participar acadêmicos, profissionais e comunidade em geral. Uma série de oficinas será ofertada para a população.

Confira a programação: