Policiais Militares Ambientais, que trabalham na operação pré-piracema, autuaram na tarde desta (24) um comerciante por transporte ilegal de 1.200 exemplares caranguejos, utilizados como iscas vivas. O infrator de 51 anos foi abordado durante barreira de fiscalização na BR-262, próximo a ponte sobre o rio Taquarussu, em Anastácio

De acordo com a PMA,  durante revista no veículo, encontraram no porta-malas as iscas-vivas, que estavam sendo transportadas sem licença ambiental. O destino seria uma casa de iscas que fica no município. O homem não possuía origem das iscas e nem a Guia de Controle de Pescado (GCP), obrigatória para o transporte do material e ainda havia adquirido os caranguejos no município de Mirandópolis, no estado de São Paulo, para serem comercializados em seu estabelecimento.

O comandante do 2° Pelotão da Polícia Militar Ambiental em Aquidauana, tenente Anderson Ortiz, explicou que não é permitido pela legislação comercializar em MS isca viva oriunda de outra bacia. As iscas e o veículo foram apreendidos. O comerciante foi autuado administrativamente e multado em R$ 2.700,00. Os caranguejos serão devolvidos ao seu habitat natural, ou seja, encaminhados para a bacia apropriada.