A prefeitura de Aquidauana firmou parceria com a Agepen – Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário, para que detentos do Estabelecimento Penal da cidade trabalhem na confecção de lajotas sextavadas de concreto.

As lajotas começaram a ser produzidas no final do mês de agosto, quando a fábrica foi instalada pela prefeitura no Estabelecimento Penal de Aquidauana (EPA). Elas serão utilizadas na pavimentação de diversas ruas do município, principalmente nas mais estreitas e úmidas.

“Nosso sonho e projeto é poder pavimentar com lajota os locais onde não tivermos recursos para asfalto, que custa muito mais que lajotas. Estamos trabalhando para isso e somos gratos à parceria com o EPA e a Agepen”, afirmou o prefeito.

Nessa parceria, a prefeitura providenciou a construção de um barracão com toda a estrutura para a fabricação das lajotas, contendo maquinários, material e toda a instalação elétrica e hidráulica necessária.

Aos detentos que trabalham na fábrica, o benefício é a redução de pena e pagamento de um salário. “Com essa parceria também oportunizamos a ressocialização, pois a mão de obra na fabricação das lajotas é a dos detentos e eles acabam até adquirindo uma profissão para quando terminarem de cumprir a pena”, explicou o diretor do EPA, Marco Aurélio Sales.

 

*As informações e foto são da AGECOM