Policiais Militares do GETAM – Grupamento Especializado Tático de Ações Motorizadas e da Radiopatrulha, desmantelaram uma quadrilha que ia cometer furto na noite desta sexta-feira (26) na agência bancária do Sicredi, que fica na área central de Aquidauana. Cinco maiores de idade foram presos e um menor apreendido. Quatro integrantes da quadrilha são especializados em furto a bancos e furtaram outra agência Sicredi na cidade de Ponta Porã/MS.

De acordo com informações da Polícia Militar, vizinhos de uma residência no Bairro São Cristovão II perceberam intensa movimentação de pessoas estranhas no local e, desconfiados, acionaram a PM. Equipe do GETAM com apoio da Radiopatrulha se deslocou até o imóvel e o menor de 16 anos se apresentou como proprietário da casa. Ao ser questionado sobre a presença de João Carlos Espinosa Sobrinho, Douglas dos Santos Domingos, Carlos Henrique Mendes de Souza e Ruben da Costa Cambará no local, o adolescente entrou em contradição. Carlos disse aos policiais que estava na cidade para pescar, já Ruben deu outra versão – disse que ele e os “colegas” estavam em Aquidauana para passar o final de semana.

Os militares não acreditaram na versão dada pelos suspeitos e durante revista feita no interior da residência se depararam com diversas ferramentas, como pé-de-cabra, makita, furadeira, extensão elétrica, talhadeira, alicate de pressão, alicate de corte para metal, rolos de fita adesiva, marreta, entre outros, que geralmente são utilizadas por criminosos para rompimento de paredes e metais. Diante da descoberta da PM, o adolescente acabou relatando que receberia a quantia de R$ 2 mil reais para dar apoio aos quatro homens, que são de Campo Grande e estariam na cidade para furtar a agência bancária.

O menor ainda disse aos policiais que o quarteto havia realizado um furto em uma agência do mesmo banco na cidade de Ponta Porã há poucos dias, sendo que outros dois criminosos acabaram presos. Questionado, Douglas falou aos militares que sua função seria desativar o alarme e os demais fariam o corte na parede para entrar no banco. A ideia da quadrilha era ter acesso ao local por uma auto elétrica que fica bem ao lado. Os criminosos estavam se preparando para cometer o delito quando tiveram os planos frustrados pela Polícia Militar.

Os bandidos disseram ainda que Mileny Luiza Petralia Silva, 18 anos, moradora de Anastácio, seria a sexta pessoa envolvida na ação frustrada. Ela foi localizada pela equipe policial e seria a responsável por ficar ao lado de fora do banco, e cuidar qualquer movimentação que viesse prejudicar os planos. Ela contou que estava recebendo orientações por telefone de dois homens que estariam presos, fato que será investigado.

Policiais Militares da Agência Local de Inteligência (Serviço Reservado da PM) foram acionados e através de levantamentos, confirmaram que além do furto em Ponta Porã, quatro, dos seis criminosos, são responsáveis por diversos furtos a bancos pelo país. A quadrilha foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Aquidauana, juntamente com as ferramentas e um Fiat/Uno cor branco, para providências cabíveis.