Nesta terça-feira (18) é dia de festa no Hemonúcleo de Aquidauana, comemorando os 30 anos de presença da hemoterapia no estado, agradecendo a todos que contribuíram para esta importante causa, comemorando com os que precisam e com os que serviram. Ao todo foram 12 eventos, 9 no interior e 3 na capital.

A unidade do município está recebendo a população para doação de sangue e cadastro de doador voluntário de medula óssea, com o apoio dos técnicos do Hemocentro da Capital. Aos que estão comparecendo na unidade, está sendo oferecida uma deliciosa recepção para os que estão comparecendo na unidade, com um delicioso café da manhã, com doces e salgados.

O Hemosul – Hemocentro Coordenador da Rede Hemosul/MS – está completando neste dezembro 30 anos de História, de um trabalho sério e relevante junto à população sul-mato-grossense, com níveis de aprovação acima de 95%, índice significativo e que demonstra a busca pela excelência em nossos serviços.

O Projeto de Comemoração aos 30 Anos do Hemosul, composto de 12 ações relacionadas, abrangeram não só a Capital, mas todas as cidades do interior nas quais temos unidades de coleta e/ou armazenamento de sangue, com o propósito de comemorar a presença da hemoterapia no estado, uma rede 100% pública em Mato Grosso do Sul.

Doar sangue é um ato de solidariedade, é reescrever a vida. A doação de sangue consiste em um ato voluntário de permitir a retirada do seu próprio sangue para beneficiar as pessoas que necessitam receber sangue por qualquer motivo. Infelizmente ainda não foi encontrado nenhum substituto para o sangue, ou seja, é um tecido de extrema importância e valor, pois a sua ausência resulta em morte. Cada doador pode salvar a vida de até 4 pessoas.

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 3,5 milhões de pessoas realizam transfusão de sangue no país. O Brasil possui 27 hemocentros coordenadores e 500 serviços de coleta. O percentual de doadores de 1,8% da população está dentro do indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – de pelo menos 1% da população – mas o Ministério da Saúde pretende aumentar esse número. A meta do é chegar a 3%.

 

Serviço – O atendimento no Hemonúcleo de Aquidauana acontece nesta terça-feira, das 7hs às 11hs e 12h30 às 17hs.