Torcedores de todas as idades proporcionaram um belo espetáculo no Estádio Municipal Mário Pinto de Souza, o Noroeste, no jogo de ida da decisão do Campeonato Sul-Mato-Grossense, mas a maioria saiu chateada com a vitória por 2 a 1 do Águia Negra sobre o Aquidauanense, de virada, na tarde deste domingo (14).

O Azulão abriu o placar na etapa inicial, mas o Rubro-Negro de Rio Brilhante não se abateu e marcou dois gols em poucos minutos do início do segundo tempo, segurando o triunfo até o apito final e mostrando a força que o credenciou como o time de melhor campanha da competição.

A partida de volta está marcada para o próximo domingo (21), no Estádio Ninho da Águia, em Rio Brilhante, novamente às 15h (de MS). O Águia Negra, que entrou na final com a vantagem de jogar por dois resultados iguais, poderá perder por até um gol de diferença para conquistar o tri. Ao Azulão, será necessário vencer por dois ou mais gols de diferença para levar o troféu inédito.

O jogo

A única mudança do Aquidauanense em relação ao último jogo, além da cor dos cabelos de muitos jogadores por causa da promessa por chegar à decisão, foi a entrada de Peterson no lugar de Cy, que ficou no banco de suplentes após ser liberado recentemente pelo departamento médico. Já o Águia Negra não contou com o atacante Guilherme, se recuperando de lesão.

O primeiro lance de perigo foi dos donos da casa, aos cinco minutos, com Agnaldo, que teve chance para cobrar falta em posição parecida daquela que resultou no golaço contra o Operário. Desta vez, porém, a bola passou raspando à direita da meta defendida por Filipe. Três minutos depois, os visitantes responderam com Kareca, que recebeu bom lançamento dentro da área, mas teve o chute bloqueado pelo goleiro Diego.

Apesar do equilíbrio, o Aquidauanense era mais perigoso nas jogadas ofensivas, especialmente com Tiziu, que criou muitas dificuldades para o setor de marcação do Águia Negra. O gol do Azulão veio em repeteco da jogada que já tinha dado certo contra o Comercial, nas semifinais, no Morenão. Aos 33, Agnaldo bateu escanteio e acertou na cabeça de Rodrigo Jesus, que testou firme, no canto esquerdo do goleiro Filipe, marcando o quinto gol dele na competição e provocando uma explosão de alegria no Norusca. O próprio Rodrigo Jesus teve chance para ampliar o marcador, aos 40, após Tiziu cruzar a bola do lado esquerdo de ataque, mas Filipe saiu bem e, cara a cara com o atacante, interceptou com os pés.

Na volta para a etapa complementar, o técnico Rodrigo Cascca colocou Cleiton na vaga de Teteu, lesionado. E o substituto provou ter estrela, pois, aos cinco minutos, recebeu livre pelo lado esquerdo do ataque, teve tempo de dominar, posicionar o corpo para a batida e chutar com tranquilidade para deslocar o goleiro Diego, deixando tudo igual no placar: 1 a 1. O tento deu moral ao Águia Negra, que passou a mostrar o futebol técnico que andava um tanto quanto sumido no primeiro tempo. A virada, porém, veio em uma falha com a bola nos pés do Azulão. Agnaldo foi recuar no campo de defesa e acabou deixando a redonda na medida para Kareca, que apareceu livre para marcar o segundo gol dos visitantes.

O técnico Mauro Marino promoveu as entradas de Cy, Uélison Santana e Gibran nos lugares de Baiano, Jefinho e Agnaldo, respectivamente. O time de Aquidauana até levou perigo em alguns lances, a maioria deles pelo alto, mas não conseguiu marcar o gol que deixaria a tarefa bem menos complicada para o confronto de volta, no Ninho da Águia.

Fonte: Aníbal Placêncio/Expresso MS

Foto: Anderson Mariano