ActionDash é um app lançado em janeiro de 2019 e que traz o “modo de foco”, recurso que será nativo no Android Q em para qualquer aparelho. O aplicativo funciona em aparelhos com Android Lollipop ou versão mais recente e dá ao usuário mais controle sobre a utilização de seus apps, como mensageiros e redes sociais.

Inicialmente, o app continha os relatórios de uso do recurso “bem-estar digital”, do Android Q. Sendo assim, só era possível visualizar as informações de uso dos aplicativos diariamente ou semanalmente. Agora, a nova versão do app incorpora os limites de uso dos aplicativos, que permite ao usuário configurar o tempo que cada app poderá ser usado em um dia. Ao atingir esse limite, o app será bloqueado.

Como estas informações são fornecidas pelo próprio sistema, sua coleta e apresentação pelo ActionDash não impacta no uso da bateria.

É por isso que o recurso se chama modo de foco. Ele pretende auxiliar o usuário a manter uma certa disciplina na utilização do celular, impedindo-o de ter que rolar a linha do tempo de determinada rede social indefinidamente. Para ativar ou desativar a função, basta tocar em seu respectivo ícone, que fica nos atalhos rápidos da barra de status no sistema.

Vantagens do ActionDash

Você pode utilizar o ActionDash para controlar seu tempo de uso do celular ou apenas para consultar detalhes de como seu tempo é gasto no aparelho. Ele fornece estatísticas sobre o desbloqueio da tela e a duração de cada sessão.

Como as informações são providas pelo próprio Android, não há gasto excessivo de energia, além de já haver um relatório disponível logo após a instalação do app. A Action Launcher, desenvolvedora do software, também se compromete a não fazer uso indevido das informações pessoais dos usuários.

O app é gratuito para a maioria dos recursos. No entanto, oferece configurações extras e um modo escuro por meio de compras embutidas.