1. Ford Fusion

carros que vão sair de linha: ford fusion
Ford Fusion Titanium pode ter motor EcoBoost ou sistema híbrido.

As perspectivas não são nada boas para o Fusion. A Ford já anunciou que este ano será o último para o modelo, produzido no México e, de lá, exportado tanto para os EUA quanto para o Brasil. Um substituto direto está descartado: a fabricante abandonará os segmentos de sedãs médios e grandes para focar nos SUVs.

A relação é direta: ao sair de linha no México, o Fusion, consequentemente, deixa de ser comercializado no Brasil. Por enquanto, ele segue disponível no site da Ford, mas os carros negociados pelas as concessionárias são 2019 / 2020. A possibilidade de a Ford importar mais lotes do modelo neste ano ainda é incerta.

2. Chevrolet Cobalt

carros que vão sair de linha: chevrolet cobalt

Ao lançar o Onix Plus, a Chevrolet jurou de pés juntos que o Cobalt não iria sair de linha. Até o momento, ele realmente permanece no site da empresa e ainda existem carros disponíveis para venda. Porém, de acordo com informações do Autos Segredos, o sedã sequer é fabricado mais: as unidades atualmente negociadas são 2019 / 2020.

Quando os estoques acabarem, o fim do modelo será sacramentado. Já o irmão menor Joy Plus (ex-Prisma) terá uma sobrevida: deverá deixar o mercado somente em 2022.

3. Volkswagen Fox

carros que vão sair de linha: volkswagen fox
Volkswagen Fox está em fim de carreira

Pode até ser que o Fox sobreviva a este ano e chegue a 2021. Mas tudo vai depender do desempenho comercial do hatch: se as vendas atingirem um nível muito baixo, a fabricação deixa de ser rentável e poderá ser encerrada antecipadamente.

Verdade seja dita, ele conseguiu terminar 2019 em 19º lugar geral, com relevantes 38.487 unidades comercializadas. Mas o problema é que os emplacamentos do Fox vêm apresentando quedas constantes. Houve diferença negativa, inclusive, entre os dois semestres do ano passado. Vale lembrar que a perua da gama, a SpaceFox, já foi descontinuada.

4. Hyundai ix35

carros que vão sair de linha: hyundai ix35
Hyundai ix35 de entrada (Divulgação)

É outro que pode até não sair de linha em 2020, mas tem futuro nebuloso. O SUV da Hyundai amarga  participação cada vez menor no mercado: no ano passado, apenas 5.786 exemplares foram vendidos. Para piorar, o ix35 têm sofrido a concorrência interna do Creta, ligeiramente menor, porém mais moderno e com preços semelhantes.

O que faz o SUV permanecer em produção é o contrato da Hyundai com a Caoa. E esse é outro ponto delicado, pois a empresa sul-coreana já se recusou a renová-lo. O caso foi parar na justiça alemã: é analisado por um tribunal em Frankfurt. Atualmente, o ix35 é o único automóvel montado na fábrica operada pela empresa brasileira, em Anápolis (GO). Além dele, a unidade goiana fornece apenas os caminhões HR e HD.